Papa ao mundo do trabalho: "Perder para que todos ganhem"

Francisco encontrou-se com os trabalhadores da Ciudad Juárez e propôs-lhes o diálogo e encontro para beneficiar a todos

André Cunha
Da redação

No discurso que fez ao mundo do trabalho, na tarde desta quarta-feira, 17, o Papa Francisco propôs a capacidade de negociação, mesmo que alguém perca para que todos ganhem.

trabalhadores_papa_méxico

Foto: Reprodução CTV

O estádio estava repleto de pessoas ligadas ao universo empresarial e operário, especialmente da Ciudad Juárez, onde aconteceu o encontro. Francisco insistiu na necessidade de dialogar, para se encontrar, e procurar melhores alternativas e oportunidades. “Obviamente não é suficiente, mas hoje não podemos permitir-nos o luxo de cortar qualquer possibilidade de encontro, discussão, confronto, pesquisa”, considerou o Papa.

.: Leia a íntegra do discurso

Francisco disse ainda que um dos maiores flagelos a que estão expostos os jovens é a falta de oportunidades de instrução e trabalho sustentável e rentável, que lhes permitam “lançar-se na vida” . Segundo o Papa, isso gera em muitos casos situações de pobreza, que torna-se, por sua vez, um terreno favorável para “cair na espiral do narcotráfico e da violência”.

O Papa também explicou que a Doutrina Social da Igreja pretende unicamente velar pela integridade das pessoas e das estruturas sociais. Disse isso em contrapartida às opiniões que algumas empresas, quando dizem que a Igreja quer quer sejam organizações de beneficência ou que se transformem em instituições filantrópicas.

Nesse sentido, disse o Papa: “Sempre que esta integridade, por várias razões, é ameaçada ou reduzida a bem de consumo, a Doutrina Social da Igreja há de ser uma voz profética que nos ajudará a todos a não nos perdermos no mar sedutor da ambição. Sempre que a integridade duma pessoa é violada, de certa forma a sociedade inteira começa a deteriorar-se”.

trabalhadores_papa_méxico_2

Foto: Reprodução CTV

Francisco convidou-os a sonhar e construir o México onde o pai e a mãe tenham tempo para brincar com seus filhos. “Isso conseguirão negociando, perdendo para que ganhe todos”, afirmou.

O evento terminou com a bênção do Papa e o seu costumeiro pedido de “rezem por mim”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo