Diálogo e paz

Cardeal de SP comenta viagem do Papa ao Marrocos

Dom Odilo destaca que o Papa está empenhado no diálogo inter-religioso, na preservação da paz e no papel das religiões neste processo

Kelen Galvan, com colaboração de Jéssica Marçal
Da redação

Papa Francisco visita o Marrocos neste final de semana, 30 e 31, realizando a 28ª viagem apostólica do seu Pontificado. O país, de minoria católica, tem uma população de quase 35 milhões de habitantes, dos quais 99,9% são muçulmanos e apenas 0,07% são católicos.

A visita do Papa é uma resposta ao convite do Rei Mohammed VI e dos bispos do país, e tem um enfoque inter-religioso e ecumênico. Francisco é o segundo Papa a visitar o Marrocos, depois de João Paulo II, em 1985.

Leia mais
.: Papa aos marroquinos: venho como peregrino de paz e de fraternidade

.: Igreja no Marrocos: Vaticano apresenta dados estatísticos

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, destaca que o Papa Francisco está empenhado no diálogo inter-religioso e também na preservação da paz e no papel das religiões neste processo. 

“Vendo quanto o fator religioso é importante também para a paz, ele está buscando justamente o diálogo com os países de maioria islâmica e com autoridades desses países para um diálogo que possa favorecer a paz, a convivência tranquila e pacífica”, explica o cardeal.

Recentemente, o Papa Francisco falou do seu desejo de ter ido a Marrakech para a a Conferência intergovernamental sobre as migrações, em dezembro de 2018, mas não foi possível. Agora, nesta viagem, um dos momentos aguardados é o encontro dele com os migrantes na sede da Caritas de Rabat, no sábado.

Cardeal Odilo Scherer / Foto: Arquivo Canção Nova

Dom Odilo lembra que o Papa tem mostrado um grande empenho em favor da acolhida dos migrantes, e muitos vêm da África para a Europa e também para a América Latina, inclusive o Brasil.

“Aqui em São Paulo, nós também recebemos muitos migrantes de países africanos e, em geral, são migrantes forçados por causa das situações de miséria, de pobreza, mas também situações de conflitos daqueles países, guerras civis, guerras religiosas, perseguições religiosas, discriminações religiosas, e assim por diante”, destaca.

Para ele, esse discurso do Papa aos migrantes no Marrocos é muito importante para ajudar a criar uma consciência comum em torno do empenho de todos em favor da paz e dos migrantes.

Francisco tem recebido muitos convites para visitar países islâmicos. Entre os países muçulmanos já visitados por ele, durante seu Pontificado, estão os Emirados Árabes Unidos, em fevereiro deste ano -, o Egito, Bangladesh, o Azerbaijão, Sri Lanka, a Turquia e a Albânia.

Para Dom Odilo, muitos países reconhecem a autoridade moral do Papa em relação ao diálogo entre os povos, e é bom ver que este reconhecimento acontece também por países orientais, de minoria cristã. “Isso mostra realmente o papel importante que o Papa pode ter e está tendo no diálogo entre os povos, e no diálogo para assegurar a boa convivência entre os povos”, enfatiza.

O Pontífice permanece no país até domingo, 31, dia em que deve encontrar-se com os sacerdotes, religiosos e consagrados, e também o Conselho Ecumênico de Igrejas. E também presidir a Santa Missa para os fiéis da região.

Acesse
.: Programa completo da viagem do Papa ao Marrocos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo