Perfil

Igreja no Marrocos: Vaticano apresenta dados estatísticos

País que recebe o Papa neste fim de semana tem 0,07% da população de católicos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Em uma população de quase 35 milhões de habitantes, 23 mil são católicos no Marrocos. Às vésperas da viagem do Papa Francisco, o Vaticano apresentou nesta quinta-feira, 28, alguns dados referentes à situação da Igreja no país até 31 de dezembro de 2017.

Os católicos representam 0,07% da população, que é predominantemente muçulmana. Ao todo, são 35 paróquias, em duas circunscrições eclesiásticas.

O número de bispos, atualizado em 31 de dezembro de 2018, é quatro, que contam com o auxílio de 15 padres diocesanos e 31 padres religiosos. São cerca de 500 católicos para cada padre. A Igreja no Marrocos conta ainda com 10 religiosos não-sacerdotes, 178 religiosas professas e três missionários leigos. Com relação às vocações sacerdotais, o país tem 14 seminaristas maiores.

Na área educativa, 26 escolas maternas e primárias são de propriedade ou dirigidas por eclesiásticos ou religiosos. Também há oito escolas médias e secundárias, porém nenhuma de ensino superior.

A Igreja no Marrocos também atua na área social, com instituições que também são de propriedade ou dirigidas por eclesiásticos ou religiosos. Ao todo, contabiliza-se um hospital, sete ambulatórios, duas casas para idosos e debilitados e dez orfanatos, entre outras instituições.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo