Por ocasião da festa do juramento que terá lugar na tarde deste sábado, 6, no Vaticano, o Papa recebeu os membros da Guarda Suíça Pontifícias
Da redação, com Vatican News
Viver o amor fraterno e colocar em prática o Evangelho de Cristo em cada situação e em cada encontro. O Papa dirigiu este convite aos membros da Guarda Suíça Pontifícia recebidos na Sala Clementina por ocasião da festa do juramento de 23 recrutas que terá lugar na tarde deste sábado, 6, no pátio de São Dâmaso.
Francisco também os exorta a sempre darem razão de sua fé em Cristo nos vários locais de serviço, reconhecendo o amor de Deus por cada um “no rosto daqueles” que deles se aproximam diariamente. “Sejam membros da Cúria Romana ou peregrinos e turistas”.
Leia também
.: Papa aos novos recrutas da Guarda Suíça: “Servir a potência da fé”
Fé e serviço ao Papa
Os guardas suíços, com seu inconfundível uniforme azul, vermelho e amarelo escuro, acolhem a cada dia todos os que entram no Estado da Cidade do Vaticano. “Gosto de pensar — afirma o Bispo de Roma, dirigindo-se de modo especial aos jovens recrutas —, que a decisão de colocar alguns anos da própria vida à disposição do Papa e da Santa Sé não é alheia ao caminho pessoal de fé “.
A vossa missão aqui no Vaticano é um caminho que o Senhor vos abriu para viverdes o vosso batismo e testemunhardes com alegria a vossa fé em Cristo. Uma fé que aprendeste na família, cultivada na paróquia e que mostra a intensidade do vínculo dos católicos suíços com a Igreja de Roma.
Alegre testemunho
“O Senhor caminha convosco” diz o Papa que exorta os membros da Guarda Suíça Pontifícia a usar bem o tempo para reconhecer a presença inspiradora e alegre do Senhor em suas vidas:
Por meio da leitura da Sagrada Escritura, da meditação dos textos espirituais — mesmo durante algum turno de guarda mais tranquilo —, da celebração da Eucaristia dominical e da aproximação aos Sacramentos. Que a beleza e a história dos vários prédios e obras de arte deste lugar especial vos ajudem a renovar sempre o vosso encanto pela beleza de Deus e o seu mistério.
Uma grande família
Segundo Francisco, a Guarda Suíça Pontifícia é uma “grande família” e um “lugar de crescimento”, um “ambiente de formação humana e cristã”:
“Os jovens são enriquecidos pela experiência dos mais velhos que, por sua vez, podem ser edificados e aprender com a abertura dos jovens, com o seu entusiasmo que os leva a explorar continuamente, movidos por uma curiosidade positiva. Em particular a vocês recrutas eu digo: não percam a coragem e a paixão de descobrir coisas novas!”