Audiência no Vaticano

Papa sobre a família: irmãos reunidos para fazer a vontade de Deus

Francisco recebeu peregrinos da diocese de Asti, Itália – família paterna do Pontífice tem raízes nessa região

Da Redação, com Vatican News

Papa com grupo de peregrinos da diocese de Asti, na Itália/Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters

“A família continua sendo um valor fundamental”. Com essa expressão, o Papa Francisco recebeu, na manhã desta sexta-feira, 5, um grupo de 400 peregrinos da diocese de Asti, Itália, na Sala Clementina, no Vaticano.

Em seu discurso, o Santo Padre recordou sua visita à diocese de Asti no ano passado, por ocasião da celebração de Cristo Rei. Francisco, cujo pai era italiano e de origem próxima à região, declarou que aquele foi “um momento de família, no sentido amplo: família de origem, as raízes, os encontros com meus parentes; família da Igreja, a celebração na Catedral, com a participação de todo o povo de Deus; e depois família da comunidade civil, a colaboração com as Autoridades, a presença do povo”.

Leia também
.: A família não é uma ideologia, é uma realidade, lembra Papa

.: Papa recebe o título de cidadão honorário em Asti e é saudado por fiéis

Na sequência, o Papa citou a passagem do Evangelho em que Jesus pregava quando se aproximaram d’Ele e disseram: “Aqui fora, estão tua mãe e teus parentes procurando por ti”. Refletindo sobre a resposta dada por Cristo – “‘Aqui, estão minha mãe e meus irmãos!’” E acrescenta: ‘Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai é para mim irmão, irmã e mãe’”, Francisco indicou uma renovação radical no conceito de família, gerando uma nova forma de entendê-la.

Ligados pelo amor de Deus

Assim, segundo o Pontífice, o vínculo mais forte e mais importante para os cristãos já não é o de sangue, mas o amor de Deus, que une todos. “Seu amor transforma a família, liberta-a da dinâmica do egoísmo, que deriva da condição humana e do pecado, liberta-a e enriquece-a com um novo vínculo, ainda mais forte, mas livre, não dominado pelos interesses e convenções do parentesco, mas animado pela gratidão, pelo reconhecimento, pelo serviço mútuo”, explicou.

Finalizando seu discurso, Francisco retornou ao início de sua fala, quando citou as raízes familiares, dando graças a Deus pelo dom da vida e pelo chamado de Jesus a todos, para fazerem parte de Sua família, que se reúne em torno do desejo de fazer a vontade do Pai. “E essa nova família de Jesus, embora dê um novo significado aos relacionamentos familiares – entre cônjuges, entre pais e filhos, entre irmãos – ao mesmo tempo também “fermenta” a vida da comunidade eclesial e civil, (…) eleva a gratuidade, o respeito, a aceitação e outros valores humanos”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo