Papa recorda uma vez mais o Tempo da Criação, celebrado de forma ecumênica até 4 de outubro
Da Redação
O Papa Francisco segue recordando os fiéis sobre o Tempo da Criação, um período especial de oração e ação dedicado à renovação da relação com o Criador e toda a criação. Nesta segunda-feira, 6, publicou uma mensagem em seu twitter com ênfase à contemplação da criação.
“Deus está gloriosa e misteriosamente presente na criação, pois é o Senhor que reina sobre ela. Para descobri-lo, precisamos ficar em silêncio, escutar, contemplar. #TempoDaCriação”, escreveu em sua conta @Pontifex_pt.
Leia também
.: Papa: atenção com a criação e com os vulneráveis para “curar” o mundo
O Tempo da Criação é celebrado de 1º de setembro a 4 de outubro, Solenidade de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia.
“Este ano o tema é: “Uma casa para todos. Renovar o oikos de Deus”. Com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, preparamos uma mensagem que será divulgada nos próximos dias. Junto com os irmãos e irmãs de diferentes confissões cristãs, rezemos e trabalhemos pela nossa Casa comum nestes tempos de grave crise planetária”. Essas foram palavras do Papa Francisco na quarta-feira passada, 1º, início do Tempo.
Origem do Tempo da Criação
Esse é um período ecumênico, celebrado por cristãos em todo o mundo. Tudo começou com o Patriarca Ecumênico Dimitrios I, que em 1989 proclamou 1º de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos. O ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia, com a comemoração de como Deus criou o mundo.
Em 2015, o Papa Francisco acolheu a iniciativa e instituiu a data na Igreja Católica. Anualmente, desde então, os católicos celebram o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação também em 1 º de setembro. E foi o Conselho Mundial de Igrejas que transformou a iniciativa em um tempo, estendendo a celebração do dia 1º de setembro a 4 de outubro.