Mensagem à FAO

Superar a lógica do mercado para combater a fome, pede Papa

Papa enviou mensagem por ocasião do Dia Mundial da Alimentação 2021, reiterando o apelo de esforços conjuntos para combater a fome

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Vencer a fome é um dos maiores desafios da humanidade, diz o Papa / Foto: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Esforços conjuntos para reorganizar os sistemas alimentares e combater a fome. Esse é, em síntese, o apelo do Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial da Alimentação 2021. A mensagem foi enviada ao diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), Qu Dongyu, por ocasião da cerimônia realizada nesta sexta-feira, 15, em Roma.

O Papa destaca que a data ressalta um dos maiores desafios da humanidade: vencer a fome de uma vez por todas. Ele recorda a cúpula da ONU sobre sistemas alimentares, realizada em 23 de setembro passado em Nova Tork. A reunião se debruçou sobre a urgência de soluções inovadoras para transformar a forma de produzir e consumir os alimentos visando o bem-estar das pessoas e do planeta.

“Isso não pode ser adiado para acelerar a recuperação pós-pandemia, combater a insegurança alimentar e avançar para o cumprimento de todos os Objetivos da Agenda 2030”, frisa o Pontífice.

O tema da data deste ano é “Nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor”. Segundo o Papa, a temática ressalta a necessidade de uma ação coordenada para que todos tenham acesso a dietas que garantam a sustentabilidade do ambiente, sejam adequadas e de preço acessível. E cada um tem uma função a desempenhar nesse processo.

O paradoxo fome x obesidade

Francisco também menciona o paradoxo em relação ao acesso aos alimentos. De um lado, mais de três milhões de pessoas não têm acesso a uma dieta nutritiva. Por outro, quase dois milhões sofrem de sobrepeso ou obesidade devido a uma má alimentação e a um estilo de vida sedentário.

“Se não queremos colocar em perigo a saúde do nosso planeta e de toda a nossa população, precisamos favorecer a participação ativa na mudança em todos os níveis e reorganizar os sistemas alimentares em seu conjunto”, afirma.

Decisões éticas e sustentáveis

Em sua mensagem, o Papa pontua quatro âmbitos em que é urgente atuar: no campo, no mar, na mesa e na redução das perdas e do desperdício de alimentos. O Pontífice defende decisões éticas e sustentáveis da parte de produtores e consumidores para uma mudança real. As jovens gerações também têm um papel crucial.

A pandemia, segundo o Papa, dá a oportunidade de mudar o rumo e investir em um sistema alimentar mundial que possa fazer frente, com sensatez e responsabilidade, a crises futuras. Nisso, é crucial a contribuição dos pequenos produtores.

“A luta contra a fome exige superar a fria lógica do mercado, centrada avidamente no mero benefício econômico e na redução dos alimentos a uma mercadoria a mais, e fortalecer a lógica da solidariedade”, conclui o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo