Mensagem

Sonhar e construir juntos um amanhã pós-pandemia, pede Papa

Francisco enviou uma mensagem aos participantes de um congresso sobre educação religiosa nos EUA

Da redação, com Vatican News

Sonhar e construir juntos um amanhã pós-pandemia. Foi o pedido do Papa Francisco em mensagem de vídeo aos participantes do 65º Congresso de Educação Religiosa. O evento é promovido pela pela Arquidiocese de Los Angeles, EUA. As atividades foram iniciadas, de forma virtual, nesta quinta-feira, 18, e serão concluídas no domingo, 21.

Em sua reflexão, transmitida no início do congresso, o Pontífice falou sobre a “construção do amanhã” no pós-pandemia. O Santo Padre afirmou que homens e mulheres devem “agir com o estilo do samaritano”.

Leia também
.: CNBB e PUC-Rio realizam live sobre “Perspectivas para o pós-pandemia”
.: Academia para a Vida reflete sobre os idosos no pós-pandemia

“Deixar-me impressionar pelo que vejo”, sabendo “que o sofrimento me mudará”. O sofrimento do outro exige compromisso, defendeu Francisco. Confira a íntegra da mensagem de vídeo do Papa:

50ª Jornada Diocesana da Juventude

Junto com o Congresso, também é celebrado o 50º Dia da Juventude da diocese californiana. O local é guiado pelo arcebispo José Horacio Gómez. Desde novembro de 2019, o bispo é também presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

O Papa parabenizou o “longo e fecundo caminho” das duas iniciativas, este ano apenas on-line. O Santo Padre definiu muito pertinente, neste momento de crise, o tema escolhido para o Congresso: “Proclama a promessa!”.

A promessa que está em cada um

“Precisamos anunciar e lembrar que temos a promessa de Deus e que Deus sempre cumpre suas promessas”. É o que afirmou Francisco, citando a sua encíclica “Fratelli tutti”. “Cada mulher, cada homem e cada geração trazem dentro de si uma promessa que pode desencadear novas energias relacionais, intelectuais, culturais e espirituais”.

Com a proximidade alimentamos a fraternidade

Para construir um amanhã pós-pandemia, “é necessário o compromisso, a força e a dedicação de todos”. Foi o que ressaltou o Pontífice.

“Os testemunhos de amor generoso e gratuito, que testemunhamos ao longo destes meses, deixaram uma marca indelével nas consciências e também no tecido social, ensinando que a proximidade, o cuidado, o acompanhamento e sacrifício são necessários para alimentar a fraternidade”.

Leia mais
.: Pontifícia Academia para a Vida: pandemia e fraternidade universal
.: “Promover a unidade, a solidariedade e a fraternidade”, pede cardeal
.: Fraternidade e esperança são os remédios para o mundo, diz Papa

Ao referir-se ao pós-pandemia, o Papa sublinhou que a humanidade nunca sai igual das crises. “Saímos melhores ou piores, mas nunca iguais. Nas crises, cada pessoa revela o seu coração. A sua solidez, a sua misericórdia, a sua grandeza e a sua pequenez. As crises nos colocam diante da necessidade de escolher, de optar e nos comprometer com um caminho”.

A importância de sonhar juntos, como irmãos

Neste tempo, Francisco defendeu que é possível reavivar a fraternidade. Isto se houver um reconhecimento da dignidade de cada pessoa humana. É preciso uma comunidade que apoie, que ajude uns aos outros a olhar para o futuro pós-pandemia.

“Como é importante sonhar juntos!”, propõe Francisco, retomando o parágrafo 8 da “Fratelli tutti”.

Jovens: sejam poetas de uma beleza fraterna

Saudando de modo particular os jovens, o Pontífice os convidou à esperança. “Uma realidade arraigada no profundo do ser humano”. “Sejam os poetas de uma nova beleza humana, uma nova beleza fraterna e amigável”, pediu.

“Os sonhos se constroem juntos. Sonhamos como uma única humanidade, como viajantes feitos da mesma carne humana. Como filhos desta mesma terra que acolhe a todos nós. Cada um com a riqueza de sua fé ou de suas convicções. Cada um com a sua voz, todos irmãos!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo