Viagem ao Iraque

Visita do Papa será um “remédio”, diz pároco de Qaraqosh

Papa visitará a cidade de Qaraqosh no dia 7 de março, durante viagem ao Iraque

Da Redação, com Vatican News

logo da viagem do Papa ao Iraque; haverá visita a Qaraqosh

Logo da viagem do Papa ao Iraque / Foto: Divulgação

É grande a expectativa na Igreja da Imaculada Conceição, em Qaraqosh, no Iraque, pela visita do Papa Francisco. O Santo Padre estará na cidade iraquiana em 7 de março, como parte de sua viagem ao país. Foi nessa cidade que a comunidade cristã se restabeleceu ao final da longa ocupação pelo Estado Islâmico.

Leia também
.: Viagem do Papa ao Iraque é histórica, diz bispo que coordena a visita

Enquanto isso, em Erbil, um ataque aéreo atingiu a base internacional. A milícia xiita “Guardiães do Sangue” reivindicou a responsabilidade pelo lançamento de foguetes que atingiram a área entre o aeroporto e a base das forças da coalizão internacional durante a noite e causaram a morte de um empreiteiro civil e o ferimento de pelo menos 5 pessoas.

A indignação foi expressa pelo recém-nomeado Secretário de Estado estadunidense Antony Blinken e pelos aliados de Washington. O ataque ocorre apenas algumas semanas antes da viagem do Papa ao país.

Expectativa para a visita em Qaraqosh

O padre Georges Jahola, pároco entre os organizadores da viagem, comenta como a cidade iraquiana se prepara para esta visita. Em entrevista publicada pelo Portal Vatican News nesta quarta-feira, 17, ele destaca que os fiéis se preparam de forma simples, mas com seriedade.

Na segunda-feira, foi realizado um encontro de jovens que estão treinando para receber o Papa com canções e se preparam espiritualmente para recebê-lo. “Também estamos preparando a Igreja porque ela foi destruída e queimada. A restauração começou há alguns meses e estamos na fase final do trabalho, que também diz respeito ao interior”.

“Remédio” para o que aconteceu

Desde que a guerra recomeçou no Iraque, tem-se acompanhado o destino dos cristãos no país. O sacerdote frisa o significado de receber o Papa após tantas perdas e a dor causada pelo jihadismo do Estado Islâmico.

“Certamente a visita do Papa para nós é como um remédio para os eventos ocorridos antes: onde havia violência, hoje vem a paz, vem uma autoridade que fala seja para o ambiente político seja para o ambiente eclesial. E nós precisamos disto. Portanto, a vinda do Papa é para nós uma espécie de remédio: com ele aqui certamente poderemos entender sua mensagem em profundidade”.

O encontro com o Papa será justamente na Igreja da Imaculada Conceição, que havia sido destruída pelos jihadistas. Segundo padre Georges, este é um sinal da tenacidade da Igreja em todo o mundo.

“Voltar aqui com o Santo Padre significa muito e fortalece nossa existência aqui, significa voltar às raízes de nossa história e de nossa fé, e nos diz que a Igreja universal, representada pelo Santo Padre, está conosco”.

Situação atual em Qaraqosh e o quadro de pandemia

Em muitas partes do Iraque ainda há guerra. Em Qaraqosh, não houve sinais de violência desde que a cidade foi liderada em 23 de outubro de 2016, informa padre Georges.

“O clima é muito calmo e pacífico, porque nós, como cristãos da cidade, somos a maioria e semeamos o que temos, portanto, as coisas positivas são mais do que as negativas”, afirma.

Em Qaraqosh, a maioria dos fiéis é formada por católicos sírios. Apesar disso, o sacerdote ressalta que toda a Planície de Nínive foi convidada para participar deste evento. “Assim, os cristãos de todas as aldeias, de todas as igrejas existentes: ortodoxos, católicos, caldeus… Todos serão convidados aqui para participar e se alegrarem conosco neste momento”.

O sacerdote destaca, por fim, que a organização da viagem está trabalhando considerando o cenário atual de pandemia. “As pessoas querem respeitar as regras sanitárias para reduzir o contágio e não deixar que esta ameaça bloqueie a chegada do Papa. Temos certamente presente este problema”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo