Audiência no Vaticano

“Sejam construtores de pontes entre as pessoas”, diz Papa aos jovens

Francisco encontrou nesta quinta-feira, 25, com jovens franceses da Diocese de Aire et Dax

Da redação, com Vatican News

Papa em Audiência com os jovens franceses/ Foto: Vatican Media

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 25, na Sala do Consistório, no Vaticano, cerca de cem jovens franceses da Diocese de Aire et Dax, que se encontram em peregrinação a Roma. O Pontífice agradeceu a Deus pela iniciativa dos responsáveis da Pastoral Juvenil, que com o apoio do bispo, propuseram aos jovens viver as “Jornadas da Juventude de Landes”, uma região do sudoeste da França.

Leia também
.: “Os jovens são fermento de paz no mundo”, afirma Papa

Segundo o Papa, esta é uma boa ocasião oferecida aos jovens franceses para que possa revigorar neles o dom da fé em Roma, junto aos Apóstolos Pedro e Paulo e todas as testemunhas, dentre as quais alguns jovens, que sofreram o martírio por terem permanecido fiéis a Jesus Cristo. “O contexto atual não é fácil, por causa também da questão dolorosa e complexa dos abusos perpetrados por membros da Igreja. Todavia, digo que hoje não é mais difícil do que em outras épocas da Igreja: é apenas diferente”, observou.

“Por isso, aproveitem essa peregrinação para redescobrir que a Igreja, da qual vocês são membros, caminha há dois mil anos, compartilhando as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens. E caminha como é, sem recorrer a nenhuma cirurgia estética”, disse o Santo Padre citando um trecho da Exortação Apostólica pós-sinodal, Christus vivit.

Jovens franceses e o Papa/ Foto: Vatican Media

O Pontífice disse ainda que olhando para os jovens, reconhece a obra de Jesus que não abandona a sua Igreja, permitindo que ela, através da juventude, tenha seu entusiasmo e talento, renovado e rejuvenescido nas várias fases de sua longa história.

Francisco chamou a atenção para a imagem da árvore emblemática da região francesa, o pinheiro de Landes, que ajudou a sanear áreas pantanosas: “Enraízem-se no amor de Deus, fazendo com que nos lugares onde vocês vivem a Igreja seja amada. Deixem-se transformar e renovar pelo Espírito Santo a fim de levar Cristo a todos os ambientes e testemunhar a alegria e a juventude do Evangelho!”.

Leia mais
.: Angelus: Papa convida jovens a viverem a Exortação “Christus vivit”

Seguindo o exemplo de São Vicente de Paulo, que também era da região de Landes, o Santo Padre incentivou os jovens a tornarem visível o amor de Deus, amando com a força dos braços e o suor da fronte. “Nesse sentido, sejam construtores de pontes entre as pessoas, fazendo crescer a cultura do encontro e do diálogo, a fim de contribuir para o advento de uma autêntica fraternidade humana. Com a atenção aos pequenos e pobres, vocês podem acender as estrelas nas noites de muitas pessoas que passam por provações. Manifestem com gestos e palavras que Deus é sempre novidade e nos conduz onde se encontra a humanidade mais ferida e onde os seres humanos continuam buscando uma resposta ao sentido da vida”, completou o Papa.

“A Igreja precisa do seu ímpeto, de suas intuições, sua fé e coragem”, concluiu o Santo Padre, confiando os jovens à proteção de Nossa Senhora de Buglose e São Vicente de Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo