Na íntegra

Regina Coeli com Papa Francisco - 05/05/13

Palavras do Papa no Regina Coeli - 28/04/2013

Regina Coeli
Domingo, 05 de maio de 2013

Neste momento de profunda comunhão em Cristo, sentimos viva em nosso meio a presença espiritual da Virgem Maria. Uma presença materna, familiar, especialmente para vocês que fazem parte das Confrarias.

O amor por Maria é uma das características da piedade popular, que precisa ser valorizada e bem orientada. Por isso, vos convido a meditar o último capítulo da Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, a Lumen Gentium, que fala sobre Maria no mistério de Cristo e da Igreja. O texto afirma que Maria “avançou na peregrinação da fé” (n. 58). Caros amigos, no Ano da Fé deixo a vocês esse ícone de Maria peregrina, que segue o Filho Jesus e precede todos nós no caminho da fé.

Hoje, as Igrejas do Oriente que seguem o calendário Juliano celebram a festa da Páscoa. Desejo enviar a estes irmãos e irmãs uma saudação especial, unindo-me de todo o coração a eles na proclamação desse feliz anúncio: Cristo ressuscitou! Reunidos em oração junto a Maria, invoquemos a Deus o dom do Espírito Santo, paráclito, para que console e conforte todos os cristãos, especialmente aqueles que celebram a Páscoa em meio a provas e sofrimentos e os guie na via da reconciliação e da paz.

Ontem no Brasil, Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, foi proclamada beata. Sua vida simples foi toda dedicada a Deus e à caridade, tanto que era chamada “mãe dos pobres”. Uno-me à alegria da Igreja no Brasil por esta luminosa discípula do Senhor.
Saúdo com afeto todas as Confrarias presentes, vindas de tantos países. Obrigado pelo vosso testemunho de fé! Cumprimento também os grupos paroquiais e as famílias, como também o desfile das bandas musicais e associações dos Schutzen provenientes da Alemanha.

Uma saudação especial à Associação “Metter”, no dia das crianças vítimas de violência. Tudo isso me leva a pensar em quantos sofreram e sofrem de abusos. Gostaria de assegurá-Los que estarão presentes em minhas orações, mas também digo que todos devem se empenhar com clareza e coragem para que todo ser humano, especialmente as crianças, que são a categoria mais vulnerável, sejam sempre defendidas e cuidadas.

Encorajo também os doentes de hipertensão pulmonar e suas famílias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo