VIDEOMENSAGEM

Realizar os sonhos africanos, pede Papa em mensagem a congresso

II Congresso Católico Pan-africano acontece, desde ontem, em Nairóbi, no Quênia, reunindo mais de 80 líderes religiosos e estudiosos dos cinco continentes

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Vatican News

Transformar em realidade os sonhos africanos. Esse é o pedido do Papa Francisco em videomensagem aos participantes do II Congresso Católico Pan-africano de Teologia, Sociedade e Vida Pastoral que acontece em Nairóbi, no Quênia.

O evento começou na última segunda-feira, 18, e termina nesta sexta-feira, 22, na Universidade Católica da África Oriental. É promovido pela Rede Católica Pan-africana de Teologia e Pastoral e reúne mais de 80 líderes religiosos e estudiosos dos cinco continentes.

Segundo o Papa, este encontro é um sinal de esperança de que teólogos, leigos, sacerdotes, religiosos, religiosas e bispos tenham tomado a iniciativa de caminhar juntos. “Reunir-se para discernir o que Deus nos diz hoje, não apenas para responder às necessidades que certamente são um desafio, mas também para transformar em realidade os sonhos africanos (sonhos sociais, culturais, ecológicos e eclesiais) que são um sinal de uma Igreja africana em saída”.

A fé e a resiliência dos povos africanos sempre impressionaram o Papa Francisco nas visitas que ele já fez ao continente. Ele recorda na mensagem, por exemplo, sua viagem à República Centro-Africana em 2015, quando comentou que a África sempre surpreende. “Façam emergir o melhor de vocês nesta reflexão para que seja surpresa, para que nasça essa criação africana que nos surpreende a todos”, disse o Pontífice.

Francisco exorta os participantes a seguirem em frente juntos, crescendo juntos. “Que o Espírito Santo os inspire. Que saiam desse congresso os caminhos de que a Igreja precisa: caminhos de conversão missionária, ecológica, de paz, reconciliação e transformação do mundo inteiro”, concluiu.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo