Praedicate evangelium: texto disponível em cinco línguas

Os textos oficiais on line da nova Constituição Apostólica sobre a Cúria tem agora as suas traduções, em inglês, espanhol, português e árabe. Nas próximas semanas, estarão também prontos em francês, alemão e polonês.

Da Redação com Vatican News

Papa Francisco com membros da Cúria Romana / Foto: Andrew Medichini – Reuters

A partir de hoje são cinco as línguas em que o texto oficial da nova Constituição Apostólica Praedicate evangelium sobre a Cúria Romana e o seu serviço à Igreja e ao mundo. 

Além do italiano, existem agora no site da Santa Sé também traduções em inglês, espanhol, português e árabe. 

Os textos em francês, alemão e polonês estarão disponíveis nas próximas semanas, com os seus 250 artigos.

Isso foi resultado de um longo processo de escuta que teve início com as Congregações Gerais antes do Conclave de 2013 e que continuou sob a orientação do Papa no Conselho de Cardeais, com várias contribuições de Igrejas de todo o mundo.

A nova Constituição foi promulgada em 19 de março, Solenidade de São José, e entrou em vigor na Solenidade de Pentecostes, em 5 de junho.

O documento, que substitui a “Pastor bonus” de João Paulo II de 1988, sistematiza um processo de reformas da Cúria Romana que já foi quase totalmente concluído nos nove anos de pontificado de Francisco.

A nova Constituição confere uma estrutura mais missionária à Cúria, para que esteja cada vez mais ao serviço das Igrejas particulares e da evangelização. 

“A Cúria Romana”, afirma o texto, “não se coloca entre o Papa e os Bispos, mas coloca-se ao serviço de ambos, de acordo com as modalidades próprias da natureza de cada um”.

Outro ponto significativo diz respeito à espiritualidade: os membros da Cúria, é sublinhado, são também “discípulos missionários”.

A sinodalidade é destacada como uma forma de trabalho para a Cúria. 

Fundamental, entre os princípios gerais, é a especificação de que todos, e portanto também fiéis leigos e leigas, podem ser nomeados para funções governo na Cúria Romana, em virtude da potestade vicária do Sucessor de Pedro.

Enfim, destaca-se a igualdade jurídica entre a Secretaria de Estado, também conhecida como Secretaria Papal, os 16 Dicastérios e os vários Organismos.

Link em português: https://bit.ly/39ZoabW

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo