Homilia

Para conhecer Jesus é preciso reconhecer-se pecador e rezar, diz Papa

Homilia da missa celebrada pelo Papa na manhã desta quinta-feira, 25, foi permeada pelo questionamento: “Quem é Jesus Cristo para você?”

Da redação, com Vatican News

Papa durante missa na Capela da Casa Santa Marta nesta quinta-feira, 25/ Foto: Vatican Media

A homilia da missa celebrada pelo Papa Francisco na manhã desta quinta-feira, 25, na Capela da Casa Santa Marta, foi permeada pelo questionamento: “Quem é Jesus Cristo para você?”. A pergunta, segundo o Santo Padre, coloca todos os fiéis em dificuldade. “Para responder tenho que chegar ao meu coração, isto é, partir da experiência”, apontou o Pontífice, que assinalou dois passos para conhecer Jesus Cristo: reconhecer-se pecador e rezar ao Senhor.

São Paulo foi o exemplo de cristão evidenciado pelo Papa que teve a inquietação de transmitir seu conhecimento a cerca de Jesus Cristo, por meio da experiência. “Não conheceu Cristo a partir dos ‘estudos teológicos’ mesmo que, depois, ‘foi verificar’ como Jesus era anunciado na Escritura”, recordou. Para Francisco, aquilo que Paulo sentiu, visivelmente quis que todos os cristãos sentissem.

“À pergunta que nós podemos fazer para Paulo: ‘Paulo, quem é Cristo para você?’, ele dirá a própria experiência, simples: ‘Ele me amou e se entregou por mim’. Mas ele está envolvido com Cristo, que pagou por ele. Esta experiência, Paulo quer que os cristãos – neste caso os cristãos de Éfeso – vivam, entrem nesta experiência a ponto que cada um possa dizer: ‘Ele me amou e se entregou por mim’, mas dizê-lo com a própria experiência”, afirmou o Papa.

Leia também
.: Durante Ângelus, Francisco fala sobre a força de Jesus Cristo
.: Esperança cristã tem um nome: Jesus Cristo, destaca o Papa

Sobre a Primeira Leitura da celebração de hoje, extraída da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 3,14-21), Francisco recorda o que o Apóstolo diz: “Enraizados e fundados no amor. Tereis assim a capacidade de compreender qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que ultrapassa todo conhecimento, porque repletos de toda a plenitude de Deus”.

Para chegar à experiência que São Paulo teve com Jesus, o Papa destacou que recitar muitas vezes o Credo ajuda, mas o melhor caminho é reconhecer-se pecador: é o primeiro passo. “Quando, de fato, Paulo diz que Jesus se entregou por ele, quer dizer que pagou por ele e conta isso em suas Cartas. A primeira definição de si mesmo é, portanto, ser um pecador, dizendo que perseguiu os cristãos, e parte justamente do ser ‘escolhido por amor, mas pecador’”, contou o Pontífice, que reiterou: “O primeiro passo para o conhecimento de Cristo, para entrar neste mistério é o conhecimento do próprio pecado, dos próprios pecados”.

Francisco ressaltou que no sacramento da Reconciliação os cristãos dizem os pecados, mas alertou que uma coisa é dizer os pecados, outra é reconhecer-se pecador por natureza. “São Paulo, fez esta experiência a partir da própria miséria, que tem necessidade de redenção, de alguém que pague o direito de se dizer filho de Deus”, comentou. De acordo com o Santo Padre todos são filhos de Deus, mas para dizê-lo e ouvi-lo, era necessário o sacrifício de Cristo.

Posteriormente, o Pontífice falou sobre o segundo passo para conhecer Jesus: o da contemplação, da oração. “Há uma bela oração de um Santo: ‘Senhor, que eu te conheça e me conheça’: conhecer a si mesmo e conhecer Jesus”, recordou. O Papa exortou os cristãos a não se contentarem em dizer três, quatro palavras corretas sobre Jesus, mas ao invés disso, conhecê-lo.

Leia também
.: Catequese do Papa: a esperança é uma Pessoa, Jesus Cristo
.: Papa: ser cristão é ser testemunha de Jesus Cristo

“Jesus é uma aventura, mas uma aventura levada a sério, não uma aventura de adolescente”, destacou o Santo Padre, que seguiu reafirmando que o amor de Jesus é sem limites. “O próprio Paulo diz isso: ‘Ele tem todo o poder para fazer muito mais do que podemos pedir ou pensar. Ele tem o poder de fazer isso. Mas nós temos que pedir isso. Senhor, que eu Te conheça; que quando eu falar de Ti, diga não palavras de papagaio, diga palavras nascidas na minha experiência. E como Paulo possa dizer: ‘Me amou e se entregou por mim’”.

Conhecer Jesus, e dizer isso com convicção é, segundo Francisco, a força e o testemunho de todo cristão. De acordo com o Papa, existem muitos cristãos de palavras, mais isso não é a santidade; santidade é ser um cristã oque faz na vida o que Jesus ensinou e o que Jesus semeou no coração.

O Pontífice concluiu resumindo os dois passos para conhecer Jesus Cristo: “Primeiro passo, conhecer a si mesmo: pecadores. Sem esse conhecimento e também sem essa confissão interior, que eu sou pecador, não podemos seguir em frente. Segundo passo, a oração ao Senhor, que com o seu poder nos faz conhecer este mistério de Jesus que é o fogo que Ele trouxe à Terra. Será um bom hábito se todos os dias, em algum momento, pudéssemos dizer: ‘Senhor, que eu te conheça e me conheça’. E assim seguir em frente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo