Homilia

Papa: ser cristão é ser testemunha de Jesus Cristo

Na Missa de hoje, Papa falou das características do cristão, como o testemunho e a magnanimidade

Da Redação, com Rádio Vaticano

Sacerdotes que comemoram 50 anos de ordenação sacerdotal concelebraram Missa do Papa / Foto: L'Osservatore Romano

Sacerdotes que comemoram 50 anos de ordenação sacerdotal concelebraram Missa do Papa / Foto: L’Osservatore Romano

O coração do cristão é magnânimo porque abre os braços para acolher todos com generosidade: foi o que disse o Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 28, na Casa Santa Marta, no dia em que a Igreja celebra a memória de Santo Tomás de Aquino. Concelebraram com Francisco alguns sacerdotes que festejaram 50 anos de ordenação.

“O mistério de Deus é luz”, afirmou o Papa, que comentou o Evangelho do dia, em que Jesus diz que a luz não vem para ser colocada debaixo de um caixote ou debaixo da cama, mas para ser colocada num candeeiro, para iluminar.

“E esta é uma das características do cristão, que recebe a luz no Batismo e deve doá-la. Isto é, o cristão é uma testemunha. Testemunho. Uma das peculiaridades das atitudes cristãs. Um cristão que carrega esta luz deve mostrá-la, porque ele é uma testemunha. Quando um cristão prefere não mostrar a luz de Deus, mas prefere as próprias trevas, estas entram em seu coração porque tem medo da luz e os ídolos, que são trevas, são mais apreciados, então falta algo: lhe falta algo e não é um verdadeiro cristão. O testemunho: um cristão é uma testemunha. De Jesus Cristo, Luz de Deus. E deve colocar esta luz no candeeiro da sua vida”.

Francisco recordou outras palavras de Jesus no Evangelho: “Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais”. A partir delas, o Papa citou outra característica do cristão, a magnanimidade.

“O coração cristão é magnânimo. Está sempre aberto. Não é um coração que se fecha no próprio egoísmo ou pelo menos se mede até aqui, até lá. Quando você entra nesta luz de Jesus, entra em amizade com Jesus e se deixa guiar pelo Espírito Santo, o coração se torna aberto, magnânimo. O cristão, naquele ponto, não ganha: perde, mas perde para ganhar outra coisa, e com essa derrota de interesses, ganha Jesus, ganha se tornando testemunha de Jesus.”

Mensagem aos jubileu de ouro dos sacerdotes

O Santo Padre também deixou uma palavra aos sacerdotes presentes na Missa que estão celebrando 50 anos de ordenação. “Para mim é uma alegria celebrar hoje com vocês que completam cinquenta anos de sacerdócio: cinquenta anos no caminho da luz e do testemunho, cinquenta anos buscando ser melhores, buscando levar a vela ao candelabro. Às vezes ela cai, mas vamos novamente, sempre com o desejo de oferecer luz generosamente, ou seja, com o coração magnânimo. Somente Deus e vocês sabem quanta gente vocês receberam com magnanimidade, com a bondade de pais, de irmãos. A muitas pessoas que tinham o coração um pouco escuro vocês ofereceram a luz, a luz de Jesus. Obrigado. Obrigado pelo que vocês fizeram na Igreja, pela Igreja e por Jesus.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo