Papa vai acolher imagem Nossa Senhora de Fátima no Vaticano

A imagem é a mesma venerada na Capelinha das Aparições, na Cova da Iria, em Portugal

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco vai receber no Vaticano a imagem da Virgem de Fátima venerada na Capelinha das Aparições, numa celebração com início marcado para as 17h (horário italiano), no dia 12 de outubro.

A inédita deslocação da imagem, que pela primeira vez vai estar fora da Cova da Iria numa peregrinação internacional aniversária, foi um pedido expresso de Bento XVI, Papa emérito, repetido por Francisco, integrando-se na Jornada Mariana do Ano da Fé.

Em carta dirigida ao bispo de Leiria-Fátima, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé), Dom Rino Fisichella, justificava a presença no Vaticano da imagem da Capelinha das Aparições como o “desejo vivo” do Papa de que a Jornada Mariana pudesse “ter como especial sinal um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo”.

Após o acolhimento, na Praça de São Pedro, terá lugar uma “catequese mariana”, segundo o programa divulgado pela Santa Sé.

A partir das 19h locais, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar no Santuário do Divino Amor para a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

A iniciativa inclui a recitação da oração do Rosário “em união com os santuários marianos espalhados pelo mundo”, adianta o programa divulgado pelo Vaticano, e uma vigília a partir das 22h00.

O Santuário do Divino Amor, cerca de 20 quilômetros a sul do Vaticano, ganhou expressão como polo de peregrinação no século XVIII e a imagem de Nossa Senhora ali venerada recebeu o título de “Salvadora de Roma” em 1944, por decisão de Pio XII, durante a II Guerra Mundial.

No dia 13 de outubro, a imagem da Senhora de Fátima vai chegar à Praça de São Pedro pelas 8h, seguindo-se a oração do Rosário (10h00) e a missa presidida pelo Papa Francisco (10h30).

A jornada inclui uma celebração de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Francisco vai repetir um gesto realizado por João Paulo II,  diante da mesma imagem, a 25 de março de 1984, na Praça de São Pedro, Vaticano.

A imagem apenas deixa a Capelinha das Aparições em situações consideradas “muito especiais” e esta será a 12ª ocasião em que tal evento acontece.

O Santuário de Fátima envia ao Vaticano uma delegação de nove pessoas, presidida pelo reitor, padre Carlos Cabecinhas, com partida na tarde de dia 12 de outubro e regresso no dia seguinte, à noite.

A Jornada Mariana é um dos eventos pontifícios previstos no calendário de celebração do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) e vai congregar em Roma centenas de movimentos e instituições.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo