Francisco enviou telegrama invocando a bênção de Deus sobre um povo e uma terra atormentada por repetidos desastres naturais, Madagascar
Da Redação, com Vatican News
O pesar e as orações do Papa Francisco à população de Madagascar que sofre, recentemente, após a a passagem de três ciclones. Neste sábado, 19, a sala de imprensa da Santa Sé divulgou um telegrama enviado por Francisco ao país.
A mensagem, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, foi enviada ao Presidente da República de Madagascar, Andry Rajoelina. O Papa expressa sua comunhão de oração com todos os que foram atingidos por essas calamidades naturais. Assim como “sua profunda solidariedade e oração pelo repouso dos mortos, o cuidado dos feridos e o consolo dos que choram a perda de seus entes queridos e de seus lares”. O Papa também encorajou as autoridades civis e os serviços de socorro.
Em um espaço de algumas semanas, Madagascar sofreu com a passagem de três ciclones: Batsirai, Ana e depois Dumako, que causaram mortes e destruição na ilha. Estima-se que pelo menos 120 pessoas morreram. Outras centenas de milhares de pessoas foram afetadas de várias maneiras: ficaram desabrigadas e reduzidas à fome.
De acordo com o Programa Mundial de Alimentação, o risco afeta mais de 1,6 milhões de habitantes da ilha. Isso porque a água do mar invadiu os campos de arroz destruindo a colheita, a principal fonte de subsistência.