Apelo

Papa reza por fraternidade e solidariedade na Etiópia

Francisco recorda a proximidade do Ano Novo na Etiópia desejando tempo de paz; conflito na região do Tigré causa grave crise humanitária

Da Redação

Papa reitera apelo pela Etiópia / Foto: Reprodução Reuters – TV Canção Nova

O Papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira, 8, pela Etiópia, país africano afetado por conflitos e consequente crise humanitária. O país celebrará o Ano Novo em 11 de setembro próximo, celebração que foi recordada pelo Pontífice.

“Dirijo ao povo etíope a minha cordial e afetuosa saudação, de modo particular a quantos sofrem por causa do conflito em ação e da grave situação humanitária por ele causada. Seja este um tempo de fraternidade e de solidariedade para ouvir o comum desejo de paz”, pediu.

O conflito na região do Tigré é marcado por assassinatos, estupros, humilhações e todo tipo de violência. Isso para além do cenário de fome e insegurança alimentar. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são ao menos dois milhões de deslocados pelo conflito que começou em 2 de novembro. Trata-se de uma guerra entre o governo de Addis Abeba liderado por Abiy Ahmed Ali e as forças separatistas da TPLF.

Leia também
.: ONU: grave abuso de direitos na região de Tigré, na Etiópia

Em junho passado, o Papa já havia destacado a gravidade da situação na região, levantando a voz em prol da paz e assistência aos necessitados. “Hoje há a carestia, há fome ali. Rezemos juntos pelo fim imediato das violências, que seja garantida a todos a assistência alimentar e sanitária e seja restabelecida o mais breve possível a harmonia social. A este respeito, agradeço a todos aqueles que trabalham para aliviar o sofrimento das pessoas”, declarou após a oração do Angelus de 13 de junho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo