APÓS O ANGELUS

Papa reza por Eswatini e anuncia viagem a Budapeste-Eslováquia

Francisco convida as autoridades da nação sul-africana de Eswatini à reconciliação e também anuncia a sua viagem de 12 a 15 de setembro a Budapeste

Após celebrar o Angelus deste domingo, 3, Francisco confirmou sua nova viagem apostólica, desta vez para Budapeste / Foto: Reprodução Reuters

Da redação, com Vatican News

Na conclusão do Angelus dominical, o Sucessor de Pedro voltou seus pensamentos à nação do sul da África de Eswatini. O Pontífice recordou notícias de tumulto e violência e exortou as autoridades e aqueles que aspiram pelo futuro do país a trabalharem juntos pelo “diálogo, a reconciliação e uma solução pacífica” para suas diferenças.

O Santo Padre também confirmou sua vindoura viagem apostólica de 12 a 15 de setembro próximo à Eslováquia, explicando que na parte da manhã do dia 12 concelebrará em Budapeste, na Hungria, a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. “Tenho a alegria de anunciar que de 12 a 15 de setembro próximo, se Deus quiser, irei à Eslováquia para fazer uma visita pastoral. Os eslovacos estão ali contentes”, disse, acenando para os eslovacos presentes na Praça São Pedro.

“Agradeço de coração àqueles que estão preparando esta viagem e rezo por eles”. Rezemos todos por esta viagem e pelas pessoas que estão trabalhando para organizá-la.”

O anúncio no voo Bagdá-Roma

Trata-se da segunda viagem apostólica de 2021, após a importante viagem ao Iraque. E precisamente no voo de retorno de Bagdá, na habitual entrevista concedida aos jornalistas, Francisco, em resposta a uma pergunta sobre viagens futuras, anunciou sua presença em Budapeste para presidir o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. Acrescentou — referindo-se ao fato de que muitas de suas viagens são o resultado de longas reflexões, mas também de intuições repentinas — que também faria etapa em Bratislava, dada a proximidade entre os dois países.

“Agora terei que ir à Hungria para a missa final do Congresso Eucarístico Internacional, não para uma visita ao país, mas somente para a missa. Mas Budapeste fica a duas horas de carro de Bratislava, por que não fazer uma visita à Eslováquia? É assim que as coisas vêm…”

O Papa em Bratislava e outras três cidades eslovacas

Em particular, a etapa na Eslováquia incluirá não apenas uma visita a Bratislava, mas também a três outras cidades, como confirmado numa declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa sé, Matteo Bruni:

“Como anunciou o Santo Padre no Angelus desta manhã, a convite das Autoridades civis e das Conferências episcopais, no domingo 12 de setembro de 2021, o Papa Francisco estará em Budapeste por ocasião da Santa Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional; posteriormente, de 12 a 15 de setembro de 2021, viajará para a Eslováquia, visitando as cidades de Bratislava, Présov, Koesice e Šaštin. O programa da viagem será posteriormente publicado.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo