Solenidade

Papa reza o Angelus na festa da Imaculada: "confiemo-nos hoje a Maria"

A partir do Evangelho da Anunciação, Papa destacou a identidade de Maria – “cheia de graça” – e sua proximidade aos fiéis na luta pelo bem

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa Francisco reza o Angelus da janela do palácio apostólico / Foto: Reprodução Youtube – Vatican Media

Confiar-se a Maria, que está sempre com o ser humano na luta pelo bem. Este foi o convite do Papa Francisco ao rezar a oração mariana do Angelus nesta quinta-feira, 8, Solenidade da Imaculada Conceição.

A reflexão que antecede a oração foi desenvolvida a partir do Evangelho da solenidade, que fala sobre a Anunciação. Francisco destacou o novo nome com o qual o anjo Gabriel se dirige a Maria: cheia de graça. “Cheia de graça, e, portanto, vazia de pecado, é o nome que Deus lhe dá e que festejamos hoje”, pontuou.

Com o chamamento, Maria descobre sua identidade mais verdadeira, explicou Francisco. Algo semelhante pode acontecer com os fiéis, que receberam uma graça original da qual, muitas vezes, não têm conhecimento. Trata-se do Espírito Santo que receberam no dia do Batismo, tornando-os filhos de Deus amados para sempre. O Papa destacou que aí está a beleza original de cada um, motivo de alegria. “Quando as coisas não vão bem e ficamos desanimados, quando ficamos abatidos e corremos o risco de nos sentir inúteis ou errados, pensemos nisto, na graça original”.

A luta pelo bem

O Pontífice observou que outro ensinamento trazido pela Palavra de Deus é que preservar essa beleza requer uma luta. Maria, com coragem, disse “sim” a Deus, escolheu o risco de Deus. Mas é difícil escolher o bem, reconheceu Francisco.

“Pensemos em quantas vezes o desperdiçamos cedendo à atração do mal, sendo espertos para nossos próprios interesses ou fazendo algo que poluiria nossos corações; ou até mesmo perdendo tempo com coisas inúteis e prejudiciais, adiando a oração e dizendo “não posso” para aqueles que precisavam de nós, quando, ao invés, podíamos.”

Diante de tudo isso, porém, a boa notícia é que Maria acompanha o ser humano nessa luta. “Nós, que lutamos para escolher o bem, podemos confiar-nos a ela. (…) Confiemo-nos hoje a Maria, todos os dias, repetindo a ela: “Maria, confio minha vida, minha família, meu trabalho, meu coração e minhas lutas a ti”. Eu me consagro a ti”. Que a Imaculada nos ajude a proteger nossa beleza do mal”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo