Audiência no Vaticano

Papa reitera orações pela paz no Iraque e na Síria

Santo Padre recebeu em audiência Patriarca Catholicos da Igreja Assíria do Oriente e recordou os irmãos do Oriente Médio que sofrem com a violência

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco e o Patriarca Católico da Igreja Assíria do Oriente, Mar Gewargis III / Foto: Vatican Media

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 9, o Patriarca Catholicos da Igreja Assíria do Oriente, Mar Gewargis III e sua comitiva. No encontro, Francisco recordou a trágica situação de irmãos e irmãs que vivem no Oriente Médio e são vítimas da violência, muitas vezes sendo obrigados a deixar a própria terra. 

“Eles percorrem a via-sacra seguindo as pegadas de Cristo, e mesmo pertencendo a diferentes comunidades, instaura-se entre eles relações fraternas e tornam-se nossas testemunhas de unidade”, disse o Papa. Depois, o Santo Padre pediu orações para invocar ao Senhor o dom da paz no Oriente Médio, principalmente no Iraque e na Síria.

O Santo Padre também falou sobre o trabalho em comum através da Comissão para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Assíria do Oriente, citando a assinatura da Declaração comum sobre a “vida sacramental”, de um ano atrás.

“A Comissão é fruto do diálogo, e mostra que as diversidades práticas e disciplinares nem sempre são obstáculos à unidade, e que algumas diferenças nas expressões teológicas podem ser consideradas mais complementares do que conflituais”. 

A Comissão está entrando na fase de estudos sobre a eclesiologia, uma etapa em que o Papa reza pelos trabalhos a fim de que ajudem a percorrer mais um trecho do caminho rumo à meta de poder celebrar o Sacrifício do Senhor no mesmo altar. 

Ao longo desse caminho, é importante sempre recordar as testemunhas do passado, frisou o Papa, e se inspirar nelas. Em especial, ele citou o sétimo centenário da morte de Abdisho bar Berika, Metropolita de Nisibi, um dos mais famosos escritores da tradição sírio-oriental festejado pela Igreja Assíria do Oriente assim como a Igreja Católica, cujas obras, especialmente no campo de direito canônico, são até hoje textos fundamentais.

Ao falar do Simpósio organizado no Pontifício Instituto Oriental sobre o escritor, que conta com a participação do Patriarca e sua comitiva, o Papa desejou “que o estudo deste grande teólogo possa ajudar a conhecer melhor a riqueza da tradição síria e acolhê-la como um dom para toda a Igreja”. 

Na conclusão, o Papa Francisco citou um trecho do Evangelho segundo São João: “Que todos sejam um […] a fim de que o mundo creia” (Jo 17, 21).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo