VIOLÊNCIA

Papa recorda assassinato de padre nigeriano e perseguição a cristãos

O ataque contra o padre Isaac Achi aconteceu no domingo, 15, durante um incêndio causado por homens armados, que chegaram a balear também seu auxiliar

Da redação, com Vatican News

Padre Isaac Achi / Foto: ACN

Ao saudar os peregrinos de língua inglesa na Audiência Geral desta quarta-feira, 18, o Papa Francisco recordou do sacerdote brutalmente assassinado na Nigéria, pedindo orações pelos cristãos que sofrem com a violência:

“Peço a todos que rezem comigo pelo padre Isaac Achi, da Diocese de Minna, no norte da Nigéria, assassinado no domingo passado na casa paroquial. Quantos cristãos sofrem a violência na própria pele: rezemos por eles! Sobre todos vocês e suas famílias invoco a paz do Senhor Jesus, Deus os abençoe!”

Padre Isaac Achi morreu num incêndio causado em ataque de homens armados no domingo, 15. Seu auxiliar, o padre Collins Omeh, foi baleado, mas responde bem aos tratamentos.

Em julho do ano passado, a Igreja na África já se preocupava com os níveis extremos de perseguição contra os cristãos. Em julho, a diocese de Kafanchan, no estado nigeriano de Kaduna, teve um padre sequestrado. Poucos dias antes, dois outros religiosos, padre Peter Udo e padre Philemon Oboh, foram sequestrados por homens armados na estrada Benin-Auchi.

À época, a A Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) mostrou-se indignada com este quadro de violência exacerbada contra os cristãos no continente africano. “Não é possível limitar-nos à denúncia pública. É necessário que as autoridades nigerianas, as organizações internacionais e os principais atores políticos presentes em várias capacidades no território nigeriano tomem nota de que a comunidade cristã, que representa 46% da população”, disseram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo