Incêndio

Padre morre e outro fica ferido em ataque a casa paroquial na Nigéria

Ataque aconteceu neste domingo, 15; casa paroquial ficou em ruínas após incêndio

Da Redação, com ACN Portugal

Padre Isaac Achi / Foto: ACN

Um sacerdote morreu e outro ficou ferido em um ataque de homens armados na diocese de Minna, na Nigéria, neste domingo, 15. Padre Isaac Achi morreu no incêndio causado no ataque e seu auxiliar, o padre Collins Omeh, foi baleado, mas responde bem aos tratamentos.

A residência dos sacerdotes da paróquia de São Pedro e São Paulo ficou em ruínas, “queimada até ao chão”, como explicou o chanceler da diocese, padre Amanchukwu Emeka, em mensagem enviada à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Imagens recebidas pela AIS INternacional, e divulgadas em seu canal no Youtube, registram a destruição causada no edifício (veja mais abaixo).

O ataque começou nas primeiras horas de domingo. Segundo o Portal Vatican News, “o chefe de relações públicas da polícia do Estado, Wasiu Abiodun, declarou que ‘os bandidos tentaram entrar na residência, mas não conseguiram, e atearam fogo na casa, e o sacerdote morreu carbonizado’”.

A paróquia de São Pedro e São Paulo, na localidade de Kafin-Koro, situa-se a meio caminho entre as cidades de Minna e Abuja e tem uma comunidade católica significativa. Segundo relatos publicados nos meios de comunicação social locais, o padre Isaac conseguiu ainda contatar alguns familiares que alertaram a polícia para o ataque, mas os agentes da autoridade já não conseguiram chegar a tempo de salvar o sacerdote.

Violência contra cristãos na África

Com o assassinato do padre Isaac Achi já são dois os sacerdotes que perdem a vida de forma violenta desde o início do corrente ano. No dia 3 de janeiro, o padre Jacques Zerbo foi também assassinado, mas no Burquina Fasso.

A comunidade cristã tem sido particularmente atacada nos últimos anos na Nigéria. Só em 2022, quatro padres foram assassinados e 28 foram vítimas de sequestro.

A Fundação AIS pede aos seus benfeitores e amigos para rezarem pelo eterno descanso do padre Issac, assim como por todos os que fazem parte da Igreja perseguida no mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo