Papa recebe primaz anglicano e fala da necessidade de harmonia entre cristãos

Francisco destacou que o compromisso com a busca de unidade entre os cristãos deriva da vontade do próprio Deus

Jéssica Marçal
Da Redação

O Vaticano sediou nesta sexta-feira, 14, um encontro inédito. Trata-se da audiência entre o Papa Francisco e o primaz anglicano, Justin Welby, arcebispo de Cantuária. Na ocasião, o Santo Padre recordou a aproximação entre a Igreja de Roma e a da Inglaterra nas últimas décadas, enfatizando seu desejo de que ambas caminhem rumo à unidade, unidas fraternalmente na caridade, tendo Jesus como referência constante.

Acesse
: Íntegra do discurso do Papa

O encontro foi dividido em três momentos: um diálogo privado entre ambos; uma audiência com toda a delegação para a troca de presentes e pronunciamento dos discursos, e um momento de oração na Capela Redemptoris Mater.

Logo no início de seu discurso, Francisco recordou as palavras pronunciadas por Paulo VI na visita do então Primaz Michael Ramsey em 1966: “Os Seus passos não chegam a uma casa estrangeira […] Temos a satisfação de abrir-lhe as portas e, com elas, o nosso coração, porque nós estamos felizes e honrados em acolhê-lo não como hóspede e estrangeiro, mas como concidadão dos Santos e da Família de Deus”.

Sobre as relações entre a Igreja da Inglaterra e a Igreja de Roma, o Santo Padre disse que ela é longa e complexa e não foi privada de momentos dolorosos. Porém, nas últimas décadas, foi caracterizada por um caminho de aproximação e de fraternidade, motivo para agradecer a Deus.

“O encontro de hoje, querido irmão, é a ocasião para recordar-nos que o compromisso com a busca da unidade entre os cristãos não deriva de razões de ordem prática, mas da vontade do próprio Senhor Jesus Cristo, que nos fez irmãos seus e filhos únicos do Pai”.

Francisco citou as diversas ideias que ambos compartilham e disse estar ciente de seus esforços para favorecer a reconciliação e a resolução dos conflitos entre as nações. “Como Vossa Graça evidenciou, nós cristãos levamos a paz e a graça como um tesouro a doar ao mundo, mas estes dons podem produzir frutos somente quando os cristãos vivem e trabalham juntos em harmonia”, disse.

O encontro foi inédito porque Justin Welby não participou da Missa de início do Pontificado de Francisco, pois ele também se preparava para tomar posse na Catedral da Cantuária.  Mas na ocasião o primaz anglicano recordou-se em oração do Santo Padre, gesto que Francisco pôde agradecer nessa primeira audiência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo