Audiência com indígenas do Canadá segue o encontro já realizado na segunda-feira com povos Métis e Inuit; amanhã, os três grupos se encontrarão novamente com o Papa, que fará um discurso
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 31, um grupo de cerca de 20 indígenas das Primeiras Nações, do Canadá, acompanhado por alguns bispos canadenses. O encontro aconteceu em clima de escuta e proximidade, conforme nota divulgada pela Santa Sé.
Na segunda-feira, 28, Francisco já havia recebido povos indígenas Métis e Inuit. Cada encontro durou cerca de uma hora e foi marcado pelo desejo do Papa de ouvir e dar espaço às histórias dolorosas contadas pelos sobreviventes.
Amanhã, o Santo Padre encontrará novamente os três grupos em audiência, dirigindo a eles o seu discurso. O encontro prevê a participação conjunta das várias delegações e da Conferência Episcopal do Canadá.
Em 2020, foi divulgado o encontro dos restos mortais de crianças de uma escola residencial indígena canadense. O primeiro caso envolveu os restos mortais de 215 alunos da “Escola Residencial Indígena Kamloops”, ativa desde o final século XIX até o final dos anos 1960, enquanto o segundo episódio envolveu 715 sepulturas anônimas encontradas perto da “Escola Residencial Indígena Marieval”.
Francisco se manifestou a respeito deste caso no Angelus de 6 de junho. À época, disse estar triste e preocupado com a descoberta.