COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Papa recebe estudantes ortodoxos e sinaliza: “caminhar juntos, atrás de Jesus”

Em audiência com alunos que participam de programa de colaboração entre católicos romanos e ortodoxos, Francisco apontou para a coesão em Cristo

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani/Catholic Press Photo/IPA/ABACAPRESS.COM

Por ocasião do aniversário de 60 anos do Comitê Católico para a Colaboração Cultural com as Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Ortodoxas Orientais, o Papa Francisco recebeu, em audiência nesta sexta-feira, 12, estudantes da instituição.

O Comitê oferece aos estudantes provenientes das Igrejas ortodoxas, ocidentais e orientais, a oportunidade de aperfeiçoar sua formação em institutos acadêmicos católicos. Assim, eles podem colocar à disposição da comunidade as competências que adquiriram, além de construir pontes de diálogo e amizade.

“Isso é tão importante e me faz pensar na comunidade das origens, naqueles primeiros discípulos que depois se tornaram apóstolos”, disse o Papa, em seu discurso. Ele destacou as diferenças de proveniência, caráter e afinidade entre cada um na pequena comunidade que incluía, entre outros, o discípulo de João Batista, o zelota, o pescador e o publicano.

Leia mais
.: Papa: que a educação dos jovens leve paz e justiça ao mundo

.: Sem a educação não há desenvolvimento humano integral, diz Papa

“E mesmo assim, é difícil pensar em um grupo mais unido”, afirmou Francisco. O motivo para isso, sinalizou, é a coesão dos apóstolos fundamentada em Jesus. “Também para os estudantes este é o caminho”, indicou, “caminhar juntos atrás de Jesus, deixando para trás erros e incompreensões”.

Por fim, o Pontífice expressou seus votos de que o tempo de estudos, por meio do acolhimento e do respeito fraterno, da escuta e da partilha, seja “profecia de caridade e semente de unidade, pelo bem de todos os cristãos do mundo”. Concluindo o momento, todos rezaram o Pai Nosso, cada um em sua própria língua.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo