ENCONTRO

Papa recebe em audiência o primeiro-ministro albanês Edi Rama

Neste sábado, 27, pela manhã, Francisco recebeu em audiência o primeiro-ministro albanês Edi Rama, oportunidade em que inclusive trocaram presentes

Da redação, com Vatican News

O primeiro-ministro albanês Edi Rama na audiência com o Santao Padre / Foto: Reuters IPA/Sipa USA

Na manhã deste sábado, 27, o Santo Padre Francisco recebeu o Primeiro-Ministro da República da Albânia, Sua Excelência o Senhor Edi Rama, que posteriormente se encontrou com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, acompanhado de Sua Excelência o Arcebispo Paul R. Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.

As cordiais conversas destacaram as boas relações existentes entre a Santa Sé e a Albânia e discutiram temas de interesse comum relativos às relações entre as comunidades eclesial e civil, a contribuição da Igreja para o bem comum da sociedade albanesa, as migrações e a paz.

As principais questões regionais foram também debatidas, incluindo a situação nos Balcãs Ocidentais e os progressos da Albânia e de outros países no sentido de uma integração plena na União Europeia.

Troca de presentes

Após as discussões, os dois líderes ofereceram uma tradicional troca de presentes. O Papa Francisco presenteou o primeiro-ministro Rama com um baixo-relevo de bronze de Noah. Ele também lhe entregou documentos papais, incluindo a mensagem deste ano para o Dia Mundial da Paz sobre o tema “Uma cultura do cuidado como caminho para a paz”, o documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e Viver Juntos e o volume Statio Orbis de 27 de março de 2020, recordando o momento extraordinário de oração durante o bloqueio pandêmico na Itália.

O primeiro-ministro Edi Rama ofereceu ao Papa Francisco um ícone da “Madonna dell’Avvento” (Nossa Senhora do Advento) e um ícone de São Francisco. Ele também o presenteou com duas pinturas e uma carta do pe. Gjergj Fishta, um franciscano albanês que foi poeta, filósofo e considerado um dos escritores albaneses mais influentes do século XX.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo