Visita ad limina

Papa recebe bispos de Minas Gerais e Espírito Santo

Bispos estão em visita ad limina até o dia 26 de outubro e puderam se reunir hoje com o Papa

Da Redação, com Vatican News

Papa durante encontro com bispos de Minas Gerais e Espírito Santo / Foto: IPA/Sipa USA via Reuters Connect

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 20, bispos dos regionais Leste 2 e 3 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em visita ad limina. O encontro com o Santo Padre é um momento de destaque na visita que começou na segunda-feira, 17, e termina no dia 26 de outubro.

O bispo da diocese de São João del-Rei (MG), Dom José Eudes Campos Nascimento, definiu o encontro como um momento marcante. “Toca realmente no meu coração, na minha vida, todo seu exemplo de verdadeiro pastor. Eu creio que para nós, bispos, seja uma grande lição para o nosso dia a dia, o grande esforço de vivermos o exemplo, o testemunho que o Papa Francisco deixa para todos nós. Digo não só a nós bispos, mas a todos os leigos, leigas e sacerdotes. O Papa muito nos ensina.”

O encontro com o Papa abordou o tema da sinodalidade e documentos papais. O Pontífice reafirmou a importância das quatro proximidades – com Deus, entre os pastores, com os sacerdotes e com os fiéis –, porque é ali que acontece a evangelização.

Trabalhar pela paz

Houve espaço também para outros desafios para além da esfera eclesial. Segundo o bispo da diocese de Janaúba (MG), Dom Roberto José da Silva, o Papa chamou à atenção para a terceira Guerra Mundial em pedaços, o que exige dos discípulos de Cristo um esforço para trabalhar pela paz.

“Retornando para o Brasil, trago muitas inquietações no coração a partir, sobretudo, deste encontro com o Papa. Mas também muitas esperanças, muitos projetos para conversar, discutir com as pessoas da minha diocese para levarmos a missão de Jesus Cristo adiante com a proclamação da Palavra, do Evangelho, que é sempre Evangelho de alegria, de esperança e de paz, sobretudo nesta hora de polarizações e de tanta intolerância que nós vivemos em nosso mundo. O Papa chamou à atenção para a terceira Guerra Mundial que acontece em pedaços, porque está acontecendo em diversas partes do mundo. Então temos que ser trabalhadores, artesãos da paz.”

Presente para o Papa

Entre os presentes, os bispos mineiros ofereceram ao Pontífice uma férula, obra do jovem artista Júlio Quaresma. A aste principal foi feira de cedro, já a Cruz foi feita em bronze e metal dourado.

“Um detalhe importante é que nesta Cruz resplandece a vitória de Cristo, um raionado atrás onde figuram pessoas de mãos dadas, formando uma rosácea atrás do crucificado, um resplendor. Isso nos remete à Páscoa de Cristo por primeiro e a nossa união ao mistério pascal de Cristo”. Quem explicou foi o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Geovane Luís da Silva. A rosácea é uma referência à encíclica Fratelli tutti e à sinodalidade, tema do Sínodo de 2023 e 2024.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo