Pedido de Francisco consta em sua mensagem para Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Jéssica Marçal
Da Redação
“Usemos de misericórdia para com a nossa casa comum” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação, celebrado nesta quinta-feira, 1º. O texto apresentado hoje pelo Vaticano está dividido em seis partes.
Francisco recorda na mensagem que Deus deu de presente aos homens um jardim exuberante, mas ao invés de cuidar, o homem degrada o meio ambiente. “Não podemos render-nos ou ficar indiferentes perante a perda da biodiversidade e a destruição dos ecossistemas, muitas vezes provocadas pelos nossos comportamentos irresponsáveis e egoístas”, afirma o Papa.
O Santo Padre convida os povos a um exame de consciência e a uma mudança de rumo a fim de cuidar melhor da Criação com atitudes concretas como: fazer uma utilização judiciosa do plástico e do papel, não desperdiçar água, comida e eletricidade e separar o lixo.
“O propósito de mudar de vida deve permear a maneira como estamos a contribuir para a construção da cultura e da sociedade a que pertencemos: de fato, o cuidado da natureza faz parte dum estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e de comunhão”.
Ao final da mensagem, o Papa lembra que, apesar dos pecados e dos desafios a enfrentar, não se deve perder a esperança, pois o Criador não abandona a sua Criação.
Esta é a segunda vez que se celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação. A data foi instituída no ano passado pelo Papa Francisco e já era celebrada por cristãos ortodoxos.