1º de setembro

Dia de oração pela Criação convida ao respeito pelo próximo

Comunicado divulgado hoje convida a estar em união para rezar pelo dom da criação; data será celebrada no próximo dia 1º

Da Redação, com Rádio Vaticano

“Tempo para a Criação. Rezemos juntos para apreciar e cuidar do dom da criação”. Este é o convite expresso em uma declaração comum divulgada nesta segunda-feira, 29, pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), a Conferência das Igrejas Europeias (KEK) e a Rede cristã europeia pelo meio ambiente (ECEN).

“Estamos enfrentando desafios urgentes em termos de degradação ambiental e mudanças climáticas. Encorajados pelas palavras da Encíclica Laudato si, do Papa Francisco, reconhecemos a nossa responsabilidade conjunta”, enfatiza o comunicado.

Leia também
.: Dia de Oração pela Criação terá celebração com o Papa

A declaração foi emitida por ocasião do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco e celebrado anualmente em 1º de setembro desde 2015.

No comunicado, deixa-se ainda o convite para que todos os cristãos europeus, paróquias, comunidades e pessoas de boa vontade se unam a essa iniciativa e possam celebrá-la em conjunto, de acordo com as tradições litúrgicas. Além disso, pede-se para sustentar a fé cristã comum em Deus Criador e, todos os dias, rezar pelo dom da Criação.

A declaração recorda ainda que respeitar a Criação significa também respeitar os seres humanos. “Segundo o Evangelho, a responsabilidade em relação ao meio ambiente não pode ser separada da responsabilidade para com os outros seres humanos: o nosso próximo, os pobres e os esquecidos, tudo num espírito de solidariedade e de amor. Respeitar a criação não significa apenas proteger e salvaguardar a terra, a água e os componentes do mundo natural; consiste também em respeitar os seres humanos que compartilham estes dons e são responsáveis por eles”.

Sobre a data

O Dia de Oração pelo Cuidado da Criação é uma data instituída pelo Papa Francisco em 10 de agosto de 2015. Em carta divulgada para a ocasião, o Santo Padre enfatiza a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.

Essa é uma data já celebrada pela Igreja ortodoxa e o Papa a instituiu também para a Igreja católica acolhendo a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa. A data, desde o ano passado, é celebrada anualmente em 1º de setembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo