Declaração conjunta

Igrejas da Europa se unem ao Papa em apelo por Cuidado da Criação

Em declaração conjunta, igrejas cristãs na Europa defendem sociedade mais preocupada com meio ambiente

Da redação, com Agência Ecclesia

Os responsáveis pelas Igrejas cristãs na Europa uniram esforços na defesa de uma sociedade mais preocupada com o meio ambiente e que ao mesmo tempo respeite a dignidade humana.

A declaração conjunta foi divulgada por ocasião do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado nesta quinta-feira, 1º, e integra os membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), da Conferência das Igrejas Europeias (CIE) e da Rede Europeia Cristã pelo Ambiente (ECEN).

“Respeitar a criação significa não apenas proteger e salvaguardar a terra, a água e outras partes do mundo natural. Deve ser ao mesmo tempo expressão de um respeito por todos os seres humanos que partilham estes tesouros e têm a responsabilidade de os preservar”, escrevem os líderes cristãos.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015, com o objetivo de dar aos cristãos e às suas comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação”.

“Segundo o Evangelho, a responsabilidade pelo ambiente nunca pode estar desligada de uma responsabilidade pelas pessoas: pelos nossos vizinhos, pelos pobres, pelos esquecidos, tudo num espirito de solidariedade e amor”, apontam os bispos católicos e de outras Igrejas cristãs na Europa, que retomam o conceito da Terra enquanto “casa comum” a preservar, já várias vezes referido pelo Papa Francisco.

O Papa argentino incluiu o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação no calendário católico com um propósito ecumênico, já que este também é comemorado pela Igreja Ortodoxa.

Os membros das Igrejas cristãs lembram os problemas que ameaçam atualmente a preservação do planeta, desde “a degradação ambiental às mudanças climáticas” e apelam aos cristãos que “assumam a sua responsabilidade” na busca de um novo contexto.

Este comunicado conjunto está assinado pelo padre português Duarte da Cunha, secretário-geral do CCEE, pelo reverendo ortodoxo Heikki Huttunen, secretário-geral do CEC, e pelo padre Peter Pavlovic, secretário-geral da ECEN.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo