Papa celebra Santa Missa por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe
Elcka Torres
Da redação
Neste sábado, 12, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Basílica de São Pedro. A celebração teve inicio às 18h (hora local, 15h em Brasília).
Misericórdia e amor de Deus
Na homilia, o Pontífice destacou a misericórdia e amor de Deus. “Ele nos ama com um amor incondicional, sem limites, sem esperar nada em troca. Esse amor misericordioso é o atributo mais marcante de Deus.
A palavra “misericórdia” tem duas palavras distintas: miséria e coração. O coração indica a capacidade de amar; a misericórdia é o amor que abraça o sofrimento da pessoa humana.”
Segundo o Papa, nenhum pecado pode apagar a proximidade misericordiosa de Deus nem o impedir de implementar Sua graça da conversão, desde que O invoquem.
“Cultivemos essa experiência de misericórdia, de paz e esperança durante o caminho de Advento, que estamos percorrendo, e à luz do Ano Jubilar. Anunciar a Boa Nova aos pobres, como João Batista, realizando as obras de misericórdia, é uma boa maneira de esperar a vinda de Jesus no Natal.”
“O Senhor está perto”, diz o apóstolo Paulo, nada deve nos preocupar. A maior misericórdia encontra-se no fato de Deus estar entre nós, com Sua presença e Seu companheirismo. Ele caminha conosco, mostrando-nos o caminho do amor, levantando-nos quando caímos, apoiando-nos em nossos esforços e em todas as circunstâncias da nossa existência. Ele abre os nossos olhos para nos mostrar as nossas misérias e as do mundo, mas, ao mesmo tempo, enche-nos de esperança”, falou o Santo Padre durante o sermão.
Santa Maria
Francisco falou de uma das orações cristãs mais populares, a “Salve Rainha”. Maria é chamada a “Mãe de Misericórdia”, porque ela experimentou a misericórdia divina e sabe que a ninguém nunca vai faltar a ternura e o consolo de Deus.
“À Santa Maria confiamos os sofrimentos e alegrias dos povos de todo o continente americano, que a amam como Mãe e a reconhecem como padroeira com o título devocional de Nossa Senhora de Guadalupe.”
O Papa encerrou sua homilia pedindo que o olhar de Maria acompanhe a todos neste Ano Santo. “Pedimos-lhe que, este Ano Jubilar, seja uma semente do amor misericordioso nos corações dos indivíduos, famílias e nações. Tornemo-nos misericordiosos, e que as comunidades cristãs possam ser oásis e fontes da misericórdia, testemunhas de um amor que não permite exclusões. Nós vos rogamos para guiar os passos de seu povo americano, povo peregrino que procura a Mãe de misericórdia e implora a ela para mostrar-lhe seu Filho Jesus.”
Viagem ao México
O Papa confirmou, na celebração, sua viagem ao México em fevereiro de 2016.
Francisco afirmou que, no dia 13 de fevereiro, irá ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. “Viajarei para venerá-la em seu Santuário no próximo 13 de fevereiro. Assim, pedirei tudo isso para toda a América da qual ela é especialmente Mãe.”