Nomeação

Papa nomeia Nobel Steven Chu membro da Pontifícia Academia das Ciências

O professor estadunidense Steven Chu, foi co-vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1997

VaticanNews

O Papa Francisco nomeou, neste sábado, 20, o Sr. Steven Chu, Professor de Física e de Fisiologia Molecular e Celular na Universidade de Stanford, Stanford, CA (Estados Unidos da América), como Membro Ordinário da Pontifícia Academia das Ciências.

Nascido em 28 de fevereiro de 1948 em St. Louis, Missouri (Estados Unidos da América), o novo Acadêmico Pontifício graduou-se em matemática e física na Universidade de Rochester, N.Y. (1970) e obteve o doutorado em Física na Universidade da Califórnia, Berkeley (1976). Desde 2013 é professor de física e fisiologia molecular e celular na Universidade de Stanford. Publicou numerosos artigos sobre física atômica, polímeros e biofísica, biologia, acumuladores (baterias) e outras tecnologias energéticas; por fim, possui várias patentes e pedidos de patentes.

O Prof. Chu dirigiu o Lawrence Berkeley National Laboratory (2004-2008) e ensinou Física e Física Aplicada na Universidade de Stanford (1987-2008), além de ter sido chefe do departamento de pesquisa em eletrônica quântica nos AT & T. Bell Laboratories (1978-1987). De janeiro de 2009 a abril de 2013, foi secretário de Energia dos Estados Unidos da América.

O Prof. Chu foi co-vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1997 pelos estudos sobre o desenvolvimento de métodos para resfriar e capturar átomos com luz laser e recebeu inúmeros outro prêmios. É membro da U.S. National Academy of Sciences, membro estrangeiro da Royal Society, da Royal Academy of Engineering, da Chinese Academy of Sciences, da Korean Academy of Sciences and Technology. Ele também recebeu numerosos títulos honorários.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo