CULTURA E SOCIEDADE

Academia das Ciências: plenária debate deficiência e inclusão

“Pessoas com deficiência são fundamentais no Pontificado de Francisco. Que elas sejam participantes ativas na sociedade”, disse Irmã Helen Alford

Da redação, com Vatican News

Irmã Helen Alford / Foto: Reprodução Youtube

Abordar as experiências complexas das pessoas com deficiência e promover mudanças transformadoras nas normas sociais e nas políticas em direção à inclusão e à equidade. Esses são os objetivos da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que se realiza desta terça-feira, dia 9, até quinta-feira, 11 de abril, na Casina Pio IV, no Vaticano, com o tema “Mudar os determinantes sociais e construir uma nova cultura de inclusão”.

Irmã Alford: primeira plenária sobre o tema da deficiência

“Esta é a primeira vez, desde sua fundação em 1994 — observa a presidente irmã Helen Alford OP —, que a Pontifícia Academia das Ciências Sociais dedica uma sessão plenária às pessoas com deficiência. É apropriado que, em seu 30º aniversário, consideremos esse importante grupo, às vezes chamado de terceira maior nação do mundo, cuja população global é próxima à da Índia e da China. Eles também são um grupo importante no Pontificado do Papa Francisco, que deseja urgentemente que as pessoas com deficiência deixem de ser exiladas ocultas e passem a ser participantes ativas na sociedade. A plenária da Pontifícia Academia das Ciências Socias é uma contribuição para tornar isso possível”.

Mudança, inclusão e equidade

“Historicamente — lê-se no comunicado da Pontifícia academia —, as sociedades têm tido diferentes percepções sobre as pessoas com deficiência, o que geralmente leva à sua exclusão e marginalização. Apesar do progresso, muitas pessoas com deficiência continuam enfrentando barreiras significativas para a plena inclusão social. A plenária tem como objetivo abordar as experiências complexas das pessoas com deficiência e promover mudanças transformadoras nas normas sociais e nas políticas em direção à inclusão e à equidade”.

Objetivo “participação ativa”

O objetivo não é apenas assistencial, mas visa à “participação ativa” das pessoas com deficiência “na comunidade civil e eclesial”, reitera o chanceler, cardeal Peter Turkson: “É um caminho exigente e também árduo, que contribuirá cada vez mais para a formação de consciências capazes de reconhecer cada um como uma pessoa única e irrepetível”. “A Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, em seu 30º ano desde a sua fundação”, continua o purpurado, “quer contribuir para o caminho que o Santo Padre pediu, ou seja, que as pessoas com deficiência deixem de ser sujeitos que precisam de cuidados e passem a ser pessoas e cidadãos totalmente integrados na vida social, cultural e política dos países e comunidades cristãs”.

Os convidados

Intervirão durante um verdadeiro laboratório de encontro e compartilhamento, além dos acadêmicos, Sheila Hollins, professora de psiquiatria da deficiência intelectual na St. George’s University, em Londres; Matilde Leonardi, diretora de neurologia da Unidade de Saúde Pública Deficiência e Centro de Pesquisa sobre o Coma do Instituto Neurológico Carlo Besta, em Milão; e Tom Shakespeare, atualmente professor da University of East Anglia. No final do primeiro dia de trabalhos, os professores Joseph Stiglitz e Stefano Zamagni receberão os pergaminhos de nomeação como Acadêmicos Honorários.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo