Comissário nomeado pelo Papa cuidará da gestão econômica e financeira do Cabido da Basílica de Santa Maria Maior, agravadas pela pandemia
Da Redação, com Vatican News
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 15, para a Basílica de Santa Maria Maior, um Comissário Extraordinário “donec aliter provideatur”, ou seja, “até que seja tomada outra providência”. A tarefa é a de cuidar da gestão econômica dos bens do Cabido. O nomeado é o Monsenhor Rolandas Makrickas, até agora em serviço na Primeira Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé explica a decisão. A necessidade é de “responder às complexidades particulares da gestão econômica e financeira do Cabido da Basílica Papal de Santa Maria Maior, agravadas pela pandemia”.
Em sua tarefa, o Comissário Extraordinário será assistido por uma Comissão composta por representantes da A.P.S.A. (Administração do Patrimônio da Sé Apostólica), do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e da Secretaria para a Economia.
O Cabido, sob a condução do cardeal arcipreste Stanisław Ryłko – conclui o comunicado -, “continuará tendo a tarefa de desempenhar todas as funções litúrgicas e promover a atividade pastoral da Basílica de Santa Maria Maior para favorecer a participação ativa e o cuidado dos fiéis”.