Mensagem no Twitter

Papa lembra início do Sínodo 2023 com destaque ao dinamismo de escuta

Sínodo 2023 será aberto oficialmente neste domingo com Missa presidida pelo Papa Francisco no Vaticano

Da Redação

O Sínodo 2023 será aberto oficialmente neste fim de semana, 9 e 10 de outubro, no Vaticano. Com uma mensagem no Twitter, nesta sexta-feira, 8, o Papa Francisco lembra os fiéis sobre o início do processo sinodal, frisando o dinamismo de escuta ao povo de Deus.

“Está para iniciar o processo sinodal “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Este itinerário foi pensado como dinamismo de escuta recíproca, envolvendo todo o povo de Deus. #Synod”, escreveu em sua conta na rede social.

Leia também
.: Documento preparatório para o Sínodo 2023 é publicado

Para o sábado, 9, está prevista uma sessão plenária e trabalhos em grupos linguísticos na Sala Nova do Sínodo. A programação começa com uma acolhida e meditação da Palavra de Deus, incluindo ainda um momento de testemunhos. O Papa Francisco participará da primeira parte dos trabalhos desse dia e fará um discurso.

A abertura oficial será no domingo, 10, em Missa presidida pelo Pontífice na Basílica de São Pedro.

A articulação deste Sínodo: processo descentralizado

A partir da abertura oficial com o Papa, o processo terá início também com uma abertura nas dioceses e arquidioceses em todo o mundo. Terá início, assim, a chamada “fase diocesana”, que será concluída em abril de 2022.

A fase diocesana será marcada pela consulta ao Povo de Deus. O objetivo é que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados. Essa consulta ao Povo de Deus em cada diocese será concluída com uma reunião pré-sinodal e a síntese das contribuições será enviada à Secretaria Geral do Sínodo.

Na sequência, a “fase continental”, de setembro de 2022 a março de 2023. Esta fase terá um diálogo em nível continental sobre o texto do primeiro Instrumentum Laboris (Documento de Trabalho), elaborado a partir da fase anterior. Será um ato de discernimento à luz das culturas específicas de cada continente. Haverá também a redação de um documento final desta fase, que será enviado à Secretaria Geral do Sínodo em março de 2023.

A Secretaria Geral do Sínodo fará um segundo Instrumentum Laboris e enviará este segundo Documento de Trabalho aos participantes da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Essa descentralização é uma peculiaridade deste Sínodo: o processo acontecerá também nas dioceses antes da assembleia em Roma em outubro de 2023.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo