Cardeal Alexandre José Maria dos Santos era arcebispo emérito de Maputo e figura importante para a Igreja em Moçambique
Da Redação, com informações do Vatican News
“Incansável servidor do Evangelho e da Igreja”. Assim o Papa Francisco recorda o arcebispo emérito de Maputo, o cardeal moçambicano Alexandre José Maria dos Santos, que faleceu na noite de 29 de setembro. O telegrama de pesar do Papa foi divulgado nesta sexta-feira, 1º.
Francisco escreveu ao arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, expressando sua solidariedade aos familiares em luto e a quantos sofrem com essa perda. O lema episcopal de Dom Alexandre era “Servir e Não ser servido”.
“Ao Senhor que o guiou em toda a sua existência, confio este incansável servidor do Evangelho e da Igreja pedindo que o acolha na Jerusalém do céu, para onde convido a erguer seus corações os participantes na liturgia exequial por Dom Alexandre, à qual me associo em espírito concedendo aos presentes e a quantos choram pela sua morte o conforto da bênção apostólica”, escreveu.
O Cardeal Alexandre era arcebispo emérito de Maputo, onde foi pastor por 30 anos, de 1975 a 2003. Criado cardeal por João Paulo II, foi uma figura importante para a Igreja em Moçambique e um ponto de referência no processo de reconciliação do país no final do conflito em 1992.
Ele foi o primeiro sacerdote e cardeal católico em Moçambique. Natural de Zavala, província de Inhambane, foi ordenado padre em 1953, tornando-se primeiro negro moçambicano na função.
O velório do Cardeal dos Santos será no dia 6 de outubro, na Catedral de Maputo, concluindo-se com a Santa Missa. O funeral será no dia 7 de outubro, no mesmo local.