Papa institui comissão de proteção a vítimas de pedofilia

Com a comissão, Francisco dá continuidade à linha adotada por Bento XVI de proteção às crianças vítimas de abusos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa institui comissão de proteção a crianças vítimas de pedofiliaO Papa Francisco decidiu criar uma comissão específica para a proteção de crianças vítimas de pedofilia. A informação foi dada em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 5, sobre o terceiro e último dia de reunião do Papa com o conselho de cardeais que auxilia no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana.

Quem informou sobre a nova comissão foi o Arcebispo Metropolitano de Boston (EUA) e membro do Conselho, Cardeal Seán Patrick O’Malley. Ele esteve na coletiva juntamente com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

A finalidade da comissão é aconselhar o empenho da Santa Sé na proteção das crianças e na atenção pastoral com as vítimas dos abusos. Especificamente, haverá referências sobre o estado atual dos programas para a proteção da infância, sugestões para novas iniciativas, por parte da Cúria, em colaboração com os bispos, as conferências episcopais e os superiores religiosos.

Cardeal O’Malley explicou que, com a comissão, Francisco dará continuidade à linha adotada pelo Papa emérito Bento XVI e acolherá a proposta do Conselho. Ele disse que Bento XVI já trazia essa questão no coração e Francisco a executou. “Decisão de Papa Francisco está em continuidade com a linha assumida por Bento XVI em relação ao abuso de menores”, disse.

A comissão será de caráter internacional e formada por 12 pessoas, na maioria leigos. “A composição e as competências da comissão serão indicadas, em breve, com maiores detalhes pelo Santo Padre com documento apropriado”, informou Dom O’Malley.

Leia mais
: Conselho de Cardeais prossegue reuniões no Vaticano
: Conselho de cardeais volta a reunir-se com o Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo