Papa inicia ciclo de catequeses sobre os sacramentos

Francisco falou aos fiéis sobre a importância do batismo, sacramento que livra o homem do pecado original e lhe dá esperança

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa inicia ciclo de catequeses sobre os sacramentos

Papa destacou importância do batismo, fonte de esperança / Foto: Arquivo-Reprodução CTV

Após o breve recesso de fim de ano, a catequese com o Papa Francisco foi retomada, nesta quarta-feira, 8. Reunido com os fiéis na Praça São Pedro, o Santo Padre iniciou um ciclo de catequeses sobre os sacramentos, começando pelo Batismo.

Acesse
: Íntegra do texto da catequese do Papa

Francisco explicou que o batismo é o sacramento sobre o qual se funda a própria fé. Ele lembrou que muitos ainda se questionam sobre a real necessidade de ser batizado para viver como cristãos e seguir Cristo.

“[O batismo] Não é uma formalidade, é um ato que toca em profundidade a nossa existência. Nós, com o batismo, somos imersos na fonte inexaurível de vida que é Jesus. Graças a esse amor podemos viver uma vida nova”.

Em outras ocasiões, o Papa já havia comentado a importância do batismo, perguntando quem se lembrava da data em que foi batizado. Hoje, novamente, ele deixou um “dever de casa” aos fiéis: procurar saber a data em que foram batizados; isto porque há o risco de perdermos a memória que Deus deixou em cada um, a memória do dom que foi recebido, tornando o batismo um acontecimento do passado.

“Devemos despertar a memória do nosso batismo. Somos chamados a vivê-lo todos os dias como realidade atual da nossa existência”.

Um último aspecto destacado por Francisco foi que ninguém pode batizar a si mesmo, pois sempre é preciso que alguém administre este sacramento em nome do Senhor. O batismo, segundo ele, é um dom que vem concedido em um contexto de solicitude e partilha fraterna.

“Peçamos ao Senhor, de coração, que nos permita experimentar sempre mais esta graça que recebemos no batismo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo