Ângelus

Papa incentiva fiéis à oração: "Transforma a pessoa a partir de dentro"

Na meditação deste domingo, 17, Francisco falou sobre a Transfiguração de Cristo, a perspectiva cristã do sofrimento, e incentivou fiéis à vida de oração

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco/ Foto: Vatican Media

A Transfiguração do Senhor inspirou as palavras do Papa Francisco na manhã deste domingo, 17, durante a reflexão que antecede a oração mariana do Ângelus. Com base no texto do evangelista Lucas, no qual Jesus está transfigurado sobre a montanha, o Pontífice recordou o momento em que Pedro, Tiago e João sobem a montanha com Jesus e o veem imergir-se em oração, até que seu rosto muda de aparência. O Santo Padre sublinhou o fato de Moisés e Elias aparecerem a Jesus para falarem com Ele de sua morte.

Leia também
.: No Angelus, Papa lembra sentido da Transfiguração
.: Papa convida cristãos para viverem a experiência da transfiguração

Francisco explicou que a Transfiguração se realiza num momento singular da missão de Cristo, depois de confiar aos discípulos que sofrerá, morrerá e ressuscitará no terceiro dia. “Jesus quer que saibam que este é o caminho através do qual o Pai fará alcançar a glória para o seu Filho, ressuscitando-o dos mortos. E este será também o caminho dos discípulos: ninguém alcança a vida eterna senão seguindo Jesus, carregando a própria cruz na vida terrena. Cada um de nós tem a própria cruz. O Senhor nos mostra o fim deste percurso, que é a Ressurreição, a beleza, carregando a própria cruz”, afirmou o Santo Padre.

Portanto, acrescentou o Pontífice, a Transfiguração de Cristo mostra a perspectiva cristã do sofrimento: “Não é sadomasoquismo, é uma passagem necessária, mas transitória”. De acordo com o Santo Padre, o ponto de chegada, ao qual todos são chamados, é luminoso como o rosto de Cristo transfigurado: “Nele está a salvação, a bem-aventurança, a luz, o amor de Deus sem limites”. Francisco reforçou que Jesus, ao mostrar a sua glória, garante que a cruz, as provações, as dificuldades nas quais o ser humano enfrenta, têm a sua solução e a sua superação na Páscoa.

“Nesta Quaresma, subamos também nós a montanha com Jesus! De que modo? Com a oração. A oração silenciosa, a oração do coração, a oração sempre buscando o Senhor. Permaneçamos alguns momentos em recolhimento, todos os dias um pouquinho, fixemos o olhar interior no seu rosto e deixemos que a sua luz nos adentre e se irradie na nossa vida”, exortou.

Leia também
.: A oração sempre transforma a realidade, diz Papa na catequese
.: Papa: “Na oração cristã não há espaço para o ‘eu'”

Por fim, o Pontífice reiterou: “A oração em Cristo e no Espírito Santo transforma a pessoa a partir de dentro e pode iluminar os outros e o mundo circunstante. Quantas vezes encontramos pessoas que iluminam, que emanam luz dos olhos, que têm aquele olhar luminoso! Rezam e a oração faz isto: nos faz luminosos com a luz do Espírito Santo. Prossigamos com alegria o nosso itinerário quaresmal”, concluiu o Pontífice. Vamos dar espaço à oração e à Palavra de Deus. Que a Virgem nos ensine a permanecer com Jesus mesmo quando não o entendemos e compreendemos. Porque somente permanecendo Nele veremos a sua glória.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo