Exercícios espirituais

Papa agradece por reflexões em retiro antes de retornar ao Vaticano

Santo Padre destacou reflexões do abade Bernardo sobre memória e esperança; Francisco retorna hoje ao Vaticano

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa cumprimenta o abade Bernardo na conclusão do retiro de Quaresma / Foto: Vatican Media

Terminou nesta sexta-feira, 15, o retiro espiritual para o Papa e a Cúria Romana, os chamados “exercícios espirituais”. Hoje, na conclusão do retiro, o Papa Francisco agradeceu ao pregador, abade Bernardo Francesco Maria Gianni, O.S.B., que conduziu esses dias de reflexão.

“Quero agradecer-te, irmão Bernardo, pela sua ajuda nestes dias. Impressionou-me o seu trabalho para nos fazer entrar, como vez o Verbo, no humano; e entender que Deus se faz sempre presente no humano”.

Francisco também agradeceu pelo abade ter falado sobre memória, esperança, trabalho e paciência como indicando o caminho para ter aquela “memória do futuro” que leva sempre adiante.

“Agradeço-te tanto. Reze por nós que somos todos pecadores, todos, mas queremos seguir adiante assim, servindo o Senhor. Muito obrigada e leve saudações aos monges da minha parte e da parte nossa. Obrigado!”.

Os exercícios espirituais já são uma tradição na Quaresma. Desde o último domingo, 10, Francisco e membros da Cúria Romana estiveram reunidos em Ariccia em torno do tema: “A cidade dos desejos ardentes: olhares e gestos pascais na vida do mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo