Em Outubro

Papa Francisco vai participar do encontro "Repensar a Europa"

Colocar a pessoa humana de novo no centro das políticas públicas da União Europeia “é a grande mensagem” que a Igreja Católica quer transmitir

Rádio Vaticano

O Papa Francisco vai participar do encontro ‘Repensar a Europa’, no Vaticano entre 27 e 29 de outubro, uma iniciativa da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) por ocasião dos 60 anos do Tratado de Roma.

Segundo explicou a Rádio Vaticano, nesta quarta-feira, 17, a questão foi abordada na segunda-feira passada à tarde, numa audiência da presidência da COMECE com o Papa argentino conversaram sobre “as migrações, a pobreza, o mercado e a economia social”.

“A União Europeia é uma máquina extraordinária, uma máquina talvez um pouco pesada, mas que é capaz de assegurar a paz e de assegurar uma certa prosperidade. Mas a pergunta é: esta paz e esta prosperidade são para todos?”, questiona o frei Olivier Poquillon, secretário-geral da COMECE.

Para o responsável, “não fazer nada implica grandes riscos, não só para a União Europeia mas para todo o continente europeu e o mundo”.

Isto porque “a Europa”, enquanto projeto e desejo de “paz e prosperidade”, desempenha “um papel específico no mundo”, acrescenta.

O encontro ‘Repensar a Europa’ foi preparado no final de março em Bruxelas, onde segundo a COMECE os bispos tiveram “oportunidade de dialogar com peritos acadêmicos e políticos em ordem a responder da melhor forma aos principais desafios da Europa atual”

Colocar a pessoa humana de novo no centro das políticas públicas da UE “é a grande mensagem” que a Igreja Católica quer transmitir.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo