Mensagem

Papa Francisco saúda crianças da Colônia de Férias no Vaticano

No final da catequese, o Pontífice dirigiu sua saudação especial às crianças que participam da Colônia de Férias de verão organizada dentro do Vaticano

Da Redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

No final da catequese desta quarta-feira, 3, o Papa Francisco saudou as crianças que participam da Colônia de Férias de verão organizada no Vaticano. A iniciativa, há três anos, acolhe crianças de diferentes faixas etárias, filhos de funcionários do Vaticano, durante o período de verão. 

“Saúdo as crianças da Colônia de férias de verão no Vaticano. Eles ficaram em silêncio até agora e se entende que façam algum barulho, acompanhados por seus pais e pelos animadores, a quem agradeço pelo seu precioso trabalho”, disse Francisco. “Quero agradecer ao Padre Franco, alma espiritual do Vaticano, que como bom Salesiano conseguiu plantar esta semente, para fazer esta Colônia de férias de verão, este é o terceiro ano”. 

A Colônia de Férias de Verão também é marcada por momentos de oração e reflexão. A iniciativa acontece dentro da Cidade do Vaticano em espaços dedicados e equipados para atividades recreativas e esportivas.

Para o organizador da iniciativa, padre Franco Fontana, as palavras do Papa foram “uma grande emoção”. Em meio ao barulho e gritos das crianças, o sacerdote demonstra sua alegria pela saudação do Pontífice, mas também sua “preocupação” durante a Audiência: “Eu queria que ficassem em silêncio durante toda a catequese, e elas tinham sido preparadas”. 

O religioso salesiano narra então “um momento ainda mais bonito” que aconteceu antes da audiência: “O Papa recebeu os animadores em uma pequena sala e dirigiu-lhes uma saudação especial, agradecendo-lhes e sobretudo dizendo-lhes como esta paixão educativa deve apaixoná-los por toda a sua vida”.

Confira a breve entrevista com o padre Franco feita pelo Vatican News: 

Padre Franco, o Papa recordou seu compromisso, o compromisso salesiano, com a preparação e a organização da colônia de férias de verão. Uma atenção que é fundamental para as crianças e adolescentes, fundamental para unir passado e futuro, memória e profecia…

Três anos atrás, o Papa pediu se seria possível fazer algo, especialmente na época da pandemia. A ideia era fazer um acampamento escolar ao ar livre. Dada a impossibilidade, começamos com esta atividade, que está crescendo: no primeiro ano tivemos 150 crianças, este ano foram 230 crianças e adolescentes durante cinco semanas. É um compromisso reforçado pela colaboração de religiosos e leigos que criam um ambiente familiar, um espaço onde os meninos se sentem em casa.

Esta é a última semana de atividades. Como essas semanas têm sido marcadas?

Por momentos de brincadeira e oração. Para cada grupo, cada semana, tínhamos uma oração adequada a eles: para os verdes, a celebração da Palavra; para os amarelos, a Missa; para os azuis, a confissão. Estas são as cores que correspondem às diversas faixas etárias. Em seguida, brincadeiras, muitas brincadeiras e o momento formativo, marcado pelo mundo da fantasia; este ano a história do Grande Gigante Gentil e de sonhar alto que acompanhou toda a experiência da colônia de férias.

Então, o tema do sonho é o ponto central. O Papa frequentemente convida os jovens a sonhar….

Nós também convidamos e convidamos esses jovens a sonhar alto, a não se deixarem levar pelas situações de desânimo que algumas famílias possam ter.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo