16 de outubro

Papa Francisco recorda 41 anos da eleição de João Paulo II como Papa

O apelo de João Paulo II para abrir os corações a Cristo é sempre atual, disse Francisco

Da Redação  

João Paulo II foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978 / Foto: Arquivo

Agradeçamos todo bem que se realizou por meio de João Paulo II. Com essas palavras, o Papa Francisco recordou, nesta quarta-feira, 16, os 41 anos da eleição do então Cardeal Karol Wojtyla como Papa. Ele deixou uma saudação ao povo polonês após a catequese de hoje.

“Hoje, comemoramos a eleição do cardeal Karol Wojtyla à Sé de Pedro. Agradeçamos ao Senhor por todo bem que se realizou na Igreja, no mundo e nos corações humanos por meio das palavras de João Paulo II, suas obras e a sua santidade. Recordemos que o seu apelo a abrir os corações a Cristo é sempre atual. Pela sua intercessão, peço ao Senhor abundantes dons do Espírito Santo para todos vocês, para suas famílias, as comunidades e para toda a Igreja. Abençoo-vos de coração”, disse Francisco.

João Paulo II teve o terceiro pontificado mais longo da história: foram quase 27 anos como bispo de Roma. Ele foi eleito em 16 de outubro de 1978, sendo o primeiro Pontífice eslavo da história e o primeiro não italiano depois de quase meio milênio, desde o tempo de Adriano VI (1522-1523).

Ele faleceu em 2 de abril de 2005. Apenas 26 dias depois, seu sucessor, Bento XVI, hoje Papa Emérito, concedeu a dispensa dos cinco anos necessários para o início do processo de canonização. Foi beatificado em 1º de maio de 2011 e canonizado em 27 de abril de 2014.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo