Papa Francisco recebe presidente da Guiné Equatorial

Santa Sé e Guiné Equatorial finalizam acordo que reconhece a personalidade jurídica da Igreja no país africano

Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa recebe presidente da Guiné Equatorial

Francisco e o presidente africano conversam sobre as boas relações entre a Igreja e a Guiné Equatorial / Foto: Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 25, em audiência no Vaticano, o presidente da República da Guiné Equatorial, Sr.  Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Durante o encontro foi abordado a  contribuição positiva da Igreja Católica em favor do desenvolvimento humano, social e cultural do país, especialmente na educação e bem-estar. O presidente africano ressaltou a colaboração  da Igreja com o Estado na melhoria da qualidade de  vida da população.

No final da visita, o presidente foi recebido pelo Secretário das Relações Exteriores, Dom Dominique Mamberti. No encontro foram trocados os documentos de ratificação do Acordo entre a Santa Sé e a Guiné Equatorial assinados em 13 de outubro de 2012. O que significa que, de agora em diante, os dois Estados se comprometem em seguir plenamente o que está descrito no acordo.

O pacto reconhece a personalidade jurídica da Igreja e de suas instituições em todo o território do país africano. Isso diz respeito também ao matrimônio canônico, lugares de culto, instituições de ensino, assistência espiritual aos fiéis católicos em hospitais e prisões. Com o ato solene de hoje, o Acordo, composto por 19 artigos e um protocolo adicional, passa a vigorar.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo