Diálogo

É caminhando juntos que se faz a unidade dos cristãos, frisa Papa

Papa recebeu, hoje, em audiência, membros da Comissão Internacional de Diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja protestante radicada nos EUA e Canadá

Da Redação, com Vatican News

Foto: Wesley Almeida

O Papa Francisco recebeu, em audiência, nesta quarta-feira, 28, os membros da Comissão Internacional de Diálogo entre a Igreja Católica e os Discípulos de Cristo – Igreja protestante radicada nos EUA e Canadá. O diálogo entre as igrejas vem desde 1977. Na sexta fase de trabalhos, tem como tema “o ministério do Espírito”.

Francisco ressaltou a necessidade de sempre começar e recomeçar a partir do Espírito, memória e guia que abre caminhos novos e impensados. Ele exortou os presentes a não terem medo de trilhar os caminhos da concórdia que o Espírito indica: não os do mundanismo espiritual, mas os caminhos da comunhão e da missão.

Leia também
.: Oração é solução para divisões, diz Papa sobre unidade dos cristãos
.: Papa: a unidade dos cristãos é peregrinação, diálogo e desejo

O Santo Padre destacou ainda que o Espírito Santo mantém a comunidade cristã jovem e é o verdadeiro protagonista da missão. “Não se esqueçam disso: o verdadeiro protagonista da missão é o Espírito Santo”, frisou.

“Queridos irmãos e irmãs, um olhar de fé sabe reconhecer, na vida e na realidade, a presença e a semeadura do Espírito Santo, sabe ver sua obra mesmo além dos confins de nossas comunidades. Se lhe formos dóceis, Ele saberá harmonizar até mesmo o que nos parece difícil de conciliar, porque Ele, em si mesmo, é a harmonia.”

Unidade dos cristãos é alcançada caminhando juntos

Neste ponto do discurso, o Pontífice ressaltou que o Espírito Santo é harmonia, e esta não é uma negociação de equilíbrio. “A harmonia vai além. E este é o caminho do Espírito”, precisou.

Francisco recordou ainda uma fala do Patriarca Atenágoras que, em tom de brincadeira, disse a Paulo VI: “Mandemos todos os teólogos para uma ilha e nós caminhemos juntos”. É caminhando juntos que se alcança a unidade dos cristãos, reforçou o Papa.

“Os teólogos são necessários, certamente: que estudem, que falem, que discutam. Mas, enquanto isso, nós caminhemos: juntos com a oração e com as obras de caridade. Para mim, esse é o caminho: que não decepciona. Não decepciona.”

Francisco concluiu agradecendo-lhes pelos passos à frente que estão dando, sob a guia do Espírito, e desejando-lhes que continuem com coragem o caminho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo