Esmolaria Apostólica informa que o Cardeal Konrad Krajewski fará entrega de terceira ambulância e medicamentos para vítimas da guerra na região de Ternopil
Da Redação, com Vatican News
O Cardeal Konrad Krajewski, conhecido como “esmoleiro do Papa”, entregou a terceira ambulância em nome do Papa Francisco ao povo ucraniano. Essa é a oitava viagem em que o cardeal irá até a região ucraniana de Ternopil, para entregar ao Hospital Central uma ambulância equipada como um centro móvel de reanimação.
O cardeal levará uma grande quantidade de medicamentos de primeira necessidade da Farmácia do Vaticano e da Farmácia Policlínica Agostino Gemelli. Devido ao conflito na região de Ternopil, chegam diariamente vários comboios transportando soldados feridos nos campos de batalha e civis forçados a fugir da área de fronteira com a Rússia.
Inauguração de Centro de Reabilitação
A ambulância também será um instrumento valioso para ajudar aqueles que prestarem os primeiros socorros às pessoas feridas. Durante essa nova missão, o Cardeal Konrad Krajewski, em nome do Santo Padre, também inaugura o Centro de Reabilitação São João Paulo II, construído em Vinnystsia, na Diocese de Kamyanets-Podilskyy, para a reabilitação integral, física e psicológica daqueles que sofreram traumas de guerra.
O estabelecimento foi construído com a contribuição de várias fundações pontifícias, como a “Church in Need” e a “Papal Foundation”. Esses centros, como ensina o Papa Francisco, estão abertos a todos, sem qualquer distinção de fé, nacionalidade e sem nenhuma exclusão. Os cuidados são oferecidos não apenas a todos aqueles que sofreram ferimentos em batalha, mas também a seus entes queridos, esposas e filhos, para apoiar as famílias ucranianas nesse momento tão dramático.
Leia mais
.: Krajewski entrega ambulância doada e abençoada do Papa Francisco
.: Cardeal Konrad Krajewski: um rio de generosidade que chega até a Ucrânia
O Centro São João Paulo II, que será inaugurado nos últimos dias de junho pelo Cardeal Krajewski, e a doação da ambulância e dos medicamentos são gestos de misericórdia com os quais o Papa Francisco recorda que a fé não é desencarnada, mas se encarrega das situações difíceis dos irmãos e irmãs mais pobres e frágeis, como o Bom Samaritano que cuidou do homem agredido e deixado sangrando na beira da estrada ou na periferia da história (Lc 10, 25-37).
De acordo com o comunicado da Esmolaria Apostólica, esses gestos concretos de compaixão têm o objetivo de abrir o caminho à misericórdia para que se chegue à graça do perdão.