Nas saudações após o Angelus, Francisco abençoa as imagens do Menino Jesus do presépio que centenas de crianças levaram à Praça
Da redação, com Vatican News
Neste domingo, 11, após o Angelus, o Papa abençoou as imagens do Menino Jesus “Bambinelli” a serem colocadas no presépio trazidas pelas crianças. Uma tradição que Francisco continuou até mesmo durante a pandemia que envolve as crianças das paróquias de Roma. A bênção das imagens foi instituída a partir de 1969 pelo Papa Paulo VI, no 3° domingo do Advento a “Domenica Gaudete”. Ao abençoar, o Pontífice disse:
“E agora eu abençoo o “Bambinelli”, isto é, as imagens do Menino Jesus que vocês, queridas crianças e jovens, trouxeram para cá e que colocarão no presépio quando voltarem à casa. Eu os convido a rezar, diante do presépio, para que o Natal do Senhor possa trazer um raio de paz para as crianças do mundo inteiro, especialmente aquelas forçadas a viver os dias terríveis e escuros da guerra, esta guerra na Ucrânia que destrói tantas vidas, tantas vidas, e tantas crianças”.
Também nas suas saudações o Papa recordou o Dia Mundial da Montanha que este ano tem como tema “As mulheres movem montanhas”. Francisco disse:
“Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Montanha, que convida a reconhecer a importância deste maravilhoso recurso para a vida do planeta e da humanidade. O tema deste ano — ‘Mulheres movem montanhas’ — é verdadeiro, eh? As mulheres movem montanhas! — lembra-nos o papel da mulher no cuidado com o meio ambiente e na preservação das tradições dos povos das montanhas. Das pessoas da montanha aprendemos o sentido de comunidade e de caminhar juntos”.