Audiência no Vaticano

Papa se encontra com bombeiros da Itália: missão de serviço às pessoas

Papa recebeu, em audiência, Corpo de Bombeiros do Estado Italiano e disse que o trabalho deles se reflete na parábola do Bom Samaritano

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco saúda os bombeiros na Sala Paulo VI / Foto: REUTERS/Remo Casilli

O Papa Francisco recebeu, em audiência, neste sábado, 10, na Sala Paulo VI, o Corpo de Bombeiros do Estado italiano com seus familiares. Francisco agradeceu pelo serviço prestado à comunidade, tanto nos serviços diários quanto nas grandes emergências.

O Santo Padre ressaltou a importância desse trabalho, principalmente no que se refere à dedicação, prontidão, abnegação, ousadia, disposição para o sacrifício. Em algumas situações de grave perigo, os bombeiros arriscam sua própria segurança, observou. “Sua missão é uma escolha pessoal e consciente que se justifica pelo dever de proteger as pessoas e a comunidade em momentos de necessidade.”

A imagem do Bom Samaritano

Francisco destacou ainda o trabalho dos bombeiros na perspectiva cristã. “Este trabalho particular que vocês escolheram se reflete na parábola do Bom Samaritano, que, ao encontrar um homem roubado, ferido e abandonado na estrada, cuidou dele com grande compaixão e generosidade”.

O Bom Samaritano, descreveu o Papa, demonstra caridade e disponibilidade e ensina a ir além da emergência, preparando condições para um retorno à normalidade. “De fato, após prestar os primeiros socorros, ele levou o ferido para uma hospedaria para que pudesse se recuperar”.

O protagonista desta parábola mostra a compaixão e a ternura de Deus, acrescentou o Santo Padre. Diz que a fraternidade é a resposta para construir uma sociedade melhor, “porque o estranho que encontro ferido ao longo do caminho é meu irmão”.

“E vocês do Corpo de Bombeiros, representam uma das mais belas expressões da longa tradição de solidariedade do povo italiano, enraizada no altruísmo evangélico (…) A profissão de vocês é uma daquelas que tem o caráter de uma missão: uma missão de serviço às pessoas em tempos de necessidade”.

Tempo do Natal

Por fim, o Papa falou sobre o Tempo do Natal. “Caros amigos, o Natal, agora próximo, é a festa que mais do que qualquer outra resume os valores que lhes propus: proximidade, compaixão, ternura; solidariedade, serviço, fraternidade”.

Francisco recordou que Deus veio para salvar e Ele fez o que os bombeiros fazem: socorrer no perigo, para salvar. “E o fez da maneira mais radical, sabendo que tinha que dar sua vida para nos salvar. Ele é o Bom Samaritano da humanidade. Que este grande aniversário cristão seja uma ocasião para que todos possam descobrir e experimentar o quanto Deus ama o homem, todo ser humano!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo