Escutar a Palavra de Deus foi um dos caminhos que Francisco indicou aos jovens para que eles cresçam na amizade com Cristo
Jéssica Marçal
Da Redação
Uma reflexão sobre a necessidade da amizade com Cristo e como crescer nela. Esse foi o teor da mensagem que o Papa Francisco escreveu por ocasião da Sexta Jornada dos Jovens da Lituânia, que termina neste domingo, 30, em Kaunas. A mensagem foi publicada pelo Vaticano.
Acesse
: Íntegra da mensagem do Papa
Francisco lembrou que Jesus quer ser amigo dos jovens e não pede nada em troca disso, somente que os jovens O acolham. Esse encontro com o amor de Deus, na amizade com Cristo, segundo o Papa, é possível, antes de tudo, nos sacramentos, em especial a Eucaristia e a reconciliação. Além disso, Francisco indicou a escuta da Palavra como outro caminho privilegiado para crescer nesta amizade.
“O Senhor nos fala, no íntimo da nossa consciência; fala-nos através da Sagrada Escritura, fala-nos na oração. Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a sua presença de amizade e de amor”, disse.
Francisco indicou ainda aos jovens a oração do Santo Rosário, considerando-a como um instrumento eficaz para que se abra o coração a Deus. Isso porque esta oração ajuda a vencer o egoísmo e levar paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo.
No final da mensagem, Francisco exorta os jovens a não terem medo de viver a fé e a serem testemunhas de Cristo em seus ambientes cotidianos. “Estejam sempre atentos aos outros, especialmente às pessoas mais pobres e mais frágeis, vivendo e testemunhando o amor fraterno, contra todo egoísmo e fechamento”.